Início » Medicina e Loucura é abordado através de ciclo de filmes
Notícias Corporativas

Medicina e Loucura é abordado através de ciclo de filmes

Um ciclo composto por seis filmes com o objetivo de promover a discussão e reflexão crítica pertinentes à área da saúde, intitulado "Medicina e Loucura" terá início no próximo dia 13 de março. O evento, promovido pela faculdade de Medicina FACERES, é uma oportunidade para os acadêmicos explorarem questões complexas relacionadas à saúde mental e ao tratamento de pacientes, enquanto apreciam a arte cinematográfica.

Estreia em março o projeto Cine FACERES. Um ciclo de filmes que promovem a discussão e reflexão crítica pertinentes à área da saúde em geral.

Para o professor Araré Carvalho, curador do projeto, a ideia é aumentar o nível de informação, bem como o nível cultural dos estudantes. “Composto por seis filmes de longa-metragem cuidadosamente selecionados, pretendemos expandir o senso crítico e a sensibilidade artística”, explica Araré.

O ciclo “Medicina e Loucura” terá início em 13 de março, às 18h15, no auditório da faculdade, com a exibição do filme “Um Estranho no Ninho” (1976), estrelado por Jack Nicholson. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme retrata a história de Randall McMurphy, um espírito livre que lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva da enfermeira Ratched.

Os outros cinco filmes que completam o ciclo são:

“Coringa” (2019): A história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um palhaço que lida com problemas mentais e se vê envolvido em uma espiral descendente.

“Bicho de Sete Cabeças” (2001): Um filme brasileiro que retrata o relacionamento difícil entre pai e filho, culminando na internação do filho em um manicômio.

“Freud, Além da Alma” (1962): Uma biografia romanceada do pai da psicanálise, Sigmund Freud, explorando seus casos mais célebres e sua jornada para desenvolver a teoria psicanalítica.

“Melhor Impossível” (1998): Um filme que acompanha a jornada de um escritor sarcástico e seu relacionamento com um artista gay e uma garçonete, revelando como o destino pode unir pessoas inesperadamente.

“Nise: O Coração da Loucura” (2015): Baseado em fatos reais, este filme narra a experiência de Nise da Silveira (interpretada por Gloria Pires) no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, mostrando sua abordagem revolucionária no tratamento de pacientes psiquiátricos.

“Com essa seleção diversificada de filmes, o ciclo “Medicina e Loucura” oferece uma oportunidade para os acadêmicos explorarem questões complexas relacionadas à saúde mental e ao tratamento de pacientes, enquanto também apreciam a arte cinematográfica”, finaliza o professor Araré.

O evento é uma iniciativa do Núcleo Acadêmico Cultural da FACERES. É aberto ao público e gratuito.