Início » Índice de evolução da produção industrial aponta queda
Notícias Corporativas

Índice de evolução da produção industrial aponta queda

Dado sobre o índice de evolução da produção industrial, referente a dezembro de 2023, atingiu 42,2 pontos, sinalizando, segundo o relatório, uma queda em relação a novembro

Em recente estudo publicado pelo Portal da Indústria chamado de Sondagem Industrial foram apontados dados sobre o índice de evolução da produção industrial, referente a dezembro de 2023, que atingiu 42,2 pontos, sinalizando, segundo o relatório, uma queda em relação a novembro. A publicação informa que apesar do índice estar abaixo da linha dos 50 pontos, indicativa de uma retração, destaca-se que o recuo foi mais suave do que o usual para o período, posicionando-se 0,4 pontos acima da média histórica para o mês. É possível observar no relatório que empresas de menor porte registraram uma retração um pouco mais intensa, ficando 0,2 pontos abaixo de sua média de dezembro.

O estudo divulgado forneceu dados sobre o emprego na indústria. O indicador de evolução do número de empregados atingiu 47,9 pontos, indicando uma redução no emprego industrial em dezembro em comparação com novembro, segundo apontado no relatório. o documento também observa que, assim como na produção, a queda foi mais branda do que a média histórica, ficando 1,1 ponto acima da média de dezembro.

Além de dados do índice de produção industrial, o relatório também mostrou que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 4 pontos percentuais, atingindo 67%. Segundo o documento, esse valor é igual à média dos meses de dezembro da série, indicando que o nível de utilização da capacidade instalada está de acordo com o esperado para o período. Nota-se na publicação que para empresas de diferentes portes, os indicadores se encontram 1 ponto percentual acima de suas médias de dezembro, exceto para as empresas de médio porte, que estão 1 ponto abaixo de sua média.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos Franquias Trans Obra, afirma que o estudo da Sondagem Industrial proporciona uma análise abrangente do cenário industrial em dezembro de 2023, destacando uma queda na produção e emprego, mas também revelando uma capacidade resiliente de adaptação. “É certo que este estudo oferece insights valiosos para compreender a dinâmica da indústria e suas respostas em face das complexidades econômicas e isso é fundamental para tomada de decisões por parte de gestores na indústria. É fato que decidir sobre processos, compra de equipamentos, contratação de colaboradores ou mesmo comprar uma franquia para estar inserido no mercado, depende de muitos fatores que devem ser analisados e por isso, os estudos publicados são de muita importância”.

O estudo, que pode ser lido na íntegra através do link publicado no início da matéria, aponta dados sobre estoques. O indicador de evolução do nível de estoques atingiu 47,9 pontos, indicando uma redução em dezembro. O relatório afirma que o estoque efetivo em relação ao usual atingiu 49,9 pontos, a primeira vez em dezoito meses que não há excesso de estoques. Isso sugere que os estoques se encontram no nível planejado pelas empresas para o período. Além disso, é possível observar no estudo que o índice de utilização da capacidade instalada efetiva em relação à usual atingiu 42,4 pontos em dezembro, após recuar 2 pontos em relação a novembro. Segundo o documento, apesar da queda, o resultado do período está 0,4 pontos acima da média histórica de dezembro, indicando uma utilização efetiva da capacidade instalada acima do esperado para o período.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que o desempenho da indústria em dezembro de 2023 revelou quedas na produção e no emprego, acompanhadas por uma utilização adequada da capacidade instalada e uma gestão eficaz dos estoques, alinhando-se de maneira equilibrada com as expectativas para o período.

“Com base em relatórios industriais, empresários me questionam sobre como abrir uma franquia ou já afirmam: ‘Quero abrir uma franquia‘ para ter custos previamente mensurados pelos franqueadores. Isso é visto como uma alternativa aos riscos de volatilidade na produção industrial, à queda na produção por motivos de demanda, à contratação e demissão de funcionários, e ao orçamento de reposição de estoques e matérias-primas”.