Início » Praia da Ponta Negra: cerca impede acesso ao Rio Negro
Destaque Manaus

Praia da Ponta Negra: cerca impede acesso ao Rio Negro

Divulgação: Semcom

A medida, de acordo com a prefeitura, é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no local

Uma semana após ser interditada para banho, a praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, recebeu uma cerca para impedir os banhistas de acessarem o rio Negro. A interdição pelo período de 90 dias ocorre em razão da severa estiagem e o nível das águas está abaixo da cota de segurança. Nesta segunda-feira (9), o rio chegou a cota de 14,41 metros, segundo a medição do Porto de Manaus.

Segundo a prefeitura de Manaus, a cerca, que tem 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão, é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado. Trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.

A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura junto ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar.

De acordo com a prefeitura, a interdição da praia ocorre em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.