Início » VIVIX aposta na parceria com arquitetos
Notícias Corporativas

VIVIX aposta na parceria com arquitetos

A indústria, com capital 100% nacional, explora a versatilidade e as infinitas possibilidades de uso de vidros e espelhos em suas participações em mostras de arquitetura
 

Mesmo com a velocidade na troca de tendências e modismos, alguns recursos são resistentes ao tempo, sem deixar de agregar novas utilidades e propriedades. O vidro é um bom exemplo de material que só aumenta seu leque de benefícios, seja qual for o tipo de ambiente. Não é novidade que ele é um importante aliado da arquitetura e decoração, capaz de integrar e ampliar espaços, favorecer a iluminação e possibilitar a interação com a paisagem. Por isso, Vivix Vidros Planos, indústria do Grupo Cornélio Brennand, está cada vez mais próxima dos profissionais do setor vidreiro, buscando viabilizar soluções com funções estéticas e funcionais.

Entusiasta da arquitetura brasileira, a VIVIX é uma marca que apoia e participa dos mais relevantes eventos de design e tendências de decoração há muitos anos. Já marcou presença em edições anteriores da CASACOR em Santa Catarina e São Paulo. Este ano, os produtos do portfólio VIVIX, em suas diversas versões, estão em ambientes na CASACOR – mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina – em suas edições de Pernambuco e Rio. O vidro é considerado um material resistente e de fácil manutenção, apto a ser usado como revestimento de paredes, em móveis, divisórias, fachadas ou grandes superfícies como cobertura e piso. 

Vidros para criar um caminho refletivo 

Todo esse entrosamento justifica o destaque que os vidros e espelhos estão ganhando nos eventos que ditam as últimas tendências do setor. Essa troca com arquitetos tem rendido novidades na multiplicação das possibilidades de uso. Foi o que aconteceu no espaço Audi Platz, projeto da Cité Arquitetura para a CASACOR Rio. O percurso de totens espelhados na área externa tem um jogo refletivo com efeitos. A arquitetura ilusionista foi possível graças aos vidros de proteção solar da linha VIVIX Performa.

Habitualmente aplicado em fachadas, seu uso no lugar de espelhos, para áreas externas, expõe novas especificações. “O VIVIX Performa não apenas atende às necessidades do nosso projeto, como comunga da sustentabilidade proposta no conceito, usando tecnologia que permite o vidro se adequar às características climáticas brasileiras”, explica o arquiteto Celso Rayol da Cité Arquitetura.

VIVIX em 17 ambientes em mostra no histórico Edifício Chanteclair

Este ano, a Vivix Vidros Planos está presente em 17 dos 26 ambientes da CASACOR Pernambuco, no edifício Chanteclair, no Bairro do Recife, região na capital pernambucana, até o dia 5 de novembro. O vidro é um recurso tão importante, do ponto de vista estético quanto construtivo, que é capaz de protagonizar um ambiente inteiro. Na edição deste ano, Magno Costa e Thaísa Tenório, da Vitru Arquitetos, desenvolveram o projeto do VIVAZ BAR por VIVIX. O projeto é inspirado no reflexo dos espelhos e na transparência do vidro para fazer a fusão do espaço com seus visitantes e vivências. Foram usados 180 metros² de vidros e espelhos no ambiente de 67 metros².

“O Espaço VIVAZ materializa o diálogo entre o corpo que habita e a morada que acolhe”, descreve Magno. Todas as texturas e a paleta de tons quentes reverberam a fusão entre o íntimo e o compartilhado, nos detalhes revestidos com peças de vidros pintados VIVIX Decora Preto e Nude. ” A conexão entre passado e presente é evidenciado pela claraboia, em VIVIX Lamina Incolor, que valoriza a construção original do edifício Chanteclair” explica Thaisa. “O desafio de apresentar ao mercado novas soluções nos motiva, assim como nos dedicamos à capacitação dos profissionais que especificam nossos produtos, no que se refere à aplicação perfeita, a manutenção adequada e o melhor aproveitamento dos seus atributos”, explica Viviane Moscoso, gerente de produtos da VIVIX.

Indústria com capital 100% nacional

A proximidade na relação com arquitetos tem rendido bons frutos. A parceria entre a VIVIX e Nildo José, um dos principais nomes da arquitetura brasileira na atualidade, começou em 2018, com o icônico Loft Ninho de uma mostra em São Paulo, onde explorou os espelhos VIVIX Spelia  com acabamento fosco. De lá para cá, foram muitas trocas e experiências. “Tive a oportunidade de conhecer a indústria da VIVIX em Pernambuco e fiquei impressionado, pois pude conferir todos os processos de uma das mais modernas e sustentáveis fábricas de vidros planos com DNA 100% nacional”.

De acordo com a arquiteta Mariana Carvalho, da LM Arquitetura, os vidros são grandes aliados no desafio de unir sofisticação e funcionalidade aos ambientes. Com imóveis cada vez menores, os vidros e espelhos são cruciais para soluções que refletem a luz e dão sensação de amplitude aos espaços. “Também usamos os espelhos como elemento decorativo, para prolongar a imagem de pontos focais dos interiores”, diz Mariana Carvalho, da LM arquitetura. O arquiteto Jaime Portugal destaca o material como elemento arquitetônico. “As paredes revestidas com VIVIX Decora podem virar grandes lousas, para aulas e apresentações. É um material que tem brilho, reflexo, amplia e realça a luminosidade”, explica.

Sobre a Vivix Vidros Planos

A Vivix Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, está instalada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco, sendo uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e a única do setor no País com capital 100% nacional. A fábrica produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa). A fábrica da VIVIX utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.