Início » Ministério Público da Alemanha autoriza soltura de brasileiras que tiveram malas trocadas por bagagens com droga
Brasil

Ministério Público da Alemanha autoriza soltura de brasileiras que tiveram malas trocadas por bagagens com droga

Divulgação

O Ministério Público da Alemanha autorizou a liberação das brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, presas no país desde o dia 5 de março após terem as malas trocadas por bagagens com droga. O consulado do Brasil em Frankfurt informou que as brasileiras serão soltas nesta terça-feira (11). De acordo com Chayane Kuss de Souza, advogada de defesa das brasileiras, elas foram inocentadas e não precisa esperar nenhum trâmite processual.

“Não precisa de chancela do juiz. Elas serão soltas hoje. Na Alemanha funciona assim. A legislação permite que quando o Ministério Público arquiva o processo, que peça então que sejam liberadas”, explicou Chayane.

O consulado informou que um representante do governo brasileiro já está no centro de detenção provisória e a advogada e a família estão a caminho. Diferente do Brasil, na Alemanha o Ministério Público pode autorizar este tipo de liberação sem antes passar por um juiz.

“Não existe precedentes na Alemanha de que o Ministério Público tenha agido tão ativamente”, falou a defensora.

Presas após troca de etiquetas de malas

O sonho de viajar 20 dias pela Europa acabou em prisão por tráfico internacional de drogas em 5 de março desse ano, horas antes de desembarcar em Berlim, na capital da Alemanha, o primeiro país que as goianas Jeanne Paolline e Kátyna Baía queriam conhecer. Elas também planejavam conhecer a Bélgica e a República Tcheca.
Lorena, irmã de Kátyna, conta que elas planejaram a viagem com muita antecedência. O objetivo dos dias pela Europa era celebrar um novo momento da vida profissional dela.

Com informações do G1.