Início » Inteligência artificial e futuro dos jogos eletrônicos são o destaque em encontro na UEA
Destaque Tecnologia

Inteligência artificial e futuro dos jogos eletrônicos são o destaque em encontro na UEA

Ludus Lab Summit 2023 continua nesta sexta-feira (10/03)

O futuro dos jogos eletrônicos, metaverso e a indústria de games no cenário de negócios do Brasil foram pontos altos do primeiro dia do Ludus Lab Summit 2023, realizado quinta-feira (09/03), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

O evento será realizado até às 16h, desta sexta-feira (10/03), com debates e exposição de novos games desenvolvidos pelo Laboratório Ludus Lab em parceria com a empresa Tectoy, indústria da área de jogos eletrônicos instalada no Polo Industrial de Manaus.

Com o objetivo de estimular novas parcerias e iniciativas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócios, a cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades que colocaram em pauta a importância do evento para a criação do polo digital de Manaus e para o desenvolvimento da região.

Na oportunidade, estavam presentes a reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro; a diretora da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Ingrid Gadelha; o cientista-chefe do Ludus Lab, Jucimar Maia Jr.; o gerente de P&D da TecToy, Jander Cavalcanti; o diretor da Agência de Inovação (Agin/UEA), Antônio Mesquita; superintendente de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Zona Franca de Manaus, Leopoldo Montenegro; e o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Gomes Júnior.

“Podemos ver o entusiasmo do professor Jucimar Júnior e o quanto ele acredita nos alunos e professores. Agora, estamos estendendo esse universo também para o Interior. Antes, vivíamos um verdadeiro nicho voltado para esse desenvolvimento. Hoje, conseguimos ver cada vez mais essa área crescer dentro da nossa universidade”, afirmou Kátia Couceiro, durante a abertura.

Para o cientista-chefe Jucimar Maia Jr., a UEA está contribuindo sobremaneira no movimento na área de jogos em Manaus. “Faremos tudo o que for possível para cooperar na criação do polo digital de Manaus e no desenvolvimento do Amazonas”, detalhou ele.

O gerente de P&D da TecToy, Jander Cavalcanti, destacou a importância do projeto e da iniciativa deste evento.  “Vocês, alunos, são a força motriz que vai mover não somente nosso estado, mas também o Brasil. Esse evento demonstra a força de vontade que vocês têm em transformar o nosso País”, frisou.

O superintendente de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Zona Franca de Manaus, Leopoldo Montenegro, explicou sobre as questões da Lei de Informática, ressaltando a iniciativa do projeto. “Há um leque de opções dentro da lei de informática que possibilitam o investimento na indústria de games. Com esse incentivo que a lei proporciona, buscamos o desenvolvimento dessa área no estado”, disse.