Início » Prefeitura de Manaus realiza missas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza missas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realiza na próxima segunda-feira, 2/10, às 9h, uma missa campal em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, na área externa da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

“É por intermédio de políticas públicas que a Fundação Doutor Thomas vem trabalhando para oferecer qualidade de vida e dignidade para a população idosa da capital amazonense e, por isso, além dos serviços oferecidos, o Dia Internacional da Pessoa Idosa tem como objetivo sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados com a terceira idade”, explica a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho. 

A missa campal será direcionada para os idosos residentes e colaboradores da Instituição de Longa Permanência (ILPI), com a presença do cantor católico Célio Costa, para um momento de fé e comemoração da data.


O gerente de psicologia e organizador da missa campal na ILPI, Adriano Lago, destaca a importância do evento. “A religiosidade é muito presente no envelhecimento. Os idosos residentes sempre solicitam que, na programação do ano, não deixem de fora as missas. Eles gostam de participar e a iniciativa promove saúde e bem-estar”, explica Adriano.

Programação

Como parte da programação do Dia Internacional da Pessoa Idosa, haverá também a tradicional Missa do Parque Municipal do Idoso (PMI), na próxima quarta-feira, 3/10, às 8h30, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A missa será aberta ao público e terá muita música com o cantor Célio Costa. 

Dia Internacional da Pessoa Idosa

O Dia Internacional da Pessoa Idosa era comemorado no dia 27 de setembro, pois em 1999 a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a data para gerar reflexão sobre a situação da pessoa idosa na sociedade. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, por meio da aprovação da Lei n° 10.741, foi instituído o Estatuto do Idoso e, com isso, em 2006 foi criada outra lei para transferir a comemoração do Dia da Pessoa Idosa para 1º de outubro.