Início » Praia da Ponta Negra será fechada para banho na próxima semana
Destaque Manaus

Praia da Ponta Negra será fechada para banho na próxima semana

Nesta sexta-feira (29), o Rio Negro atingiu o nível de 15,88 metros, inferior a cota de segurança mínima.

A praia da Ponta Negra, situada na zona Oeste de Manaus, será interditada para banhistas na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante), na manhã desta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa.

Segundo o prefeito, este fim de semana será o último para banho no local. David Almeida afirmou, ainda, que a prefeitura aguarda o último laudo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Nesta sexta, o Rio Negro atingiu o nível de 15,88 metros, segundo a medição do Porto de Manaus, inferior a cota de segurança mínima. A medida é baseada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013.

Conforme o TAC, que abrange medidas de segurança e normas para liberação de utilização da praia, a profundidade atual do rio Negro corresponde a um índice inferior ao nível mínimo de segurança de 16 metros para banhos no local.

Em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio chegou na cota de segurança mínima. Hoje, não é permitido o banho após às 17h, quando se perde visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no local.

Estado de Emergência

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Manaus decretou estado de emergência devido à estiagem do Rio Negro. O decreto assinado pelo prefeito David Almeida terá validade de 90 dias. A maior seca registrada no Rio Negro foi em outubro de 2010, quando a cota atingiu 13,63 centímetros.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, dos 62 municípios amazonenses, 19 se encontram em emergência pela estiagem. Outros 36 estão situação de alerta e cinco em atenção. Apenas o município de Apuí e Presidente Figueiredo estão em normalidade.