Início » Prefeitura reforça importância da vacinação contra a Covid-19 e disponibiliza 74 pontos de imunização em Manaus
Manaus

Prefeitura reforça importância da vacinação contra a Covid-19 e disponibiliza 74 pontos de imunização em Manaus

A Prefeitura de Manaus disponibiliza 74 pontos de vacinação contra a Covid-19, ao longo desta semana, em todas as zonas geográficas da capital.

Os pontos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) funcionarão tanto no horário regular, das 8h às 17h, quanto no ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no link: bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da Semsa no Instagram (@semsamanaus) e no Facebook (Semsa Manaus).

Para ter acesso à primeira, segunda e às doses de reforço, conforme o esquema vacinal individual e os intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde, a população precisa apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância dos imunobiológicos para manter o cenário epidemiológico da doença sob controle e aconselha a população a atualizar suas doses nas unidades de saúde da Semsa.

“Estamos vivendo uma fase muito tranquila com relação à Covid-19 e a vacinação tem relação direta com essa realidade. Reforçamos que as vacinas evitam as formas graves da doença, que debilitam muito a saúde da população e podem, inclusive, levar à morte. É preciso se vacinar”, orienta.

Os 74 pontos de vacinação da rede municipal de saúde são direcionados à população a partir de 12 anos de idade.  A vacinação de crianças e os bebês está concentrada em unidades específicas, sendo que 14 são para imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 direcionadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

A população pode verificar sua situação vacinal na plataforma on-line Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), clicando na aba “Consultar minhas doses” e digitando o número do CPF e seguida.

Dupla eficácia

Disponível para a população a partir de 18 anos desde o dia 15 de fevereiro, a vacina bivalente segue sendo ofertada como dose de reforço nas unidades de saúde do município. Ela é considerada mais eficaz no reforço da proteção contra o vírus Sars-Cov-2, uma vez que atua no combate à cepa original e também contra as variantes da Ômicron, fortalecendo a imunidade.

“Mas é importante orientar que essa vacina pode ser recebida por este público, desde que a pessoa tenha recebido a segunda dose do esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses”, esclarece Shádia Fraxe.

A população com 12 anos ou mais, que faz parte dos grupos prioritários, também pode receber a vacina bivalente, observado o intervalo de quatro meses da 2ª dose ou de dose de reforço. São eles: imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, e pessoas vivendo em instituições de longa permanência.