Início » Carbios revela grande inovação na reciclagem de poliéster com nova linha de preparação têxtil, na presença de Roland Lescure, Ministro da Indústria francês
Notícias Corporativas

Carbios revela grande inovação na reciclagem de poliéster com nova linha de preparação têxtil, na presença de Roland Lescure, Ministro da Indústria francês

Os têxteis de poliéster representam 2/3 do mercado global de polímeros PET de cerca de 100 milhões de toneladas. Apenas 13% dos resíduos têxteis são reciclados atualmente e somente 1% é reciclado "fibra a fibra"1,2 A Carbios desenvolveu uma linha automatizada de preparação têxtil que integra todas as etapas (trituração e extração de pontos duros) para transformar os resíduos têxteis em matéria prima para a reciclagem enzimática A linha de preparação têxtil da Carbios enfrenta um grande desafio quanto à industrialização têxtil e a circularidade

Carbios, (Euronext Growth Paris: ALCRB), uma empresa pioneira no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida de plásticos e têxteis, inaugurou hoje sua linha de preparação têxtil em sua planta de demonstração em Clermont-Ferrand, na presença de Roland Lescure, Ministro da Indústria francês. Para agilizar a fase de preparação têxtil, que é executada atualmente de forma manual ou em várias linhas, a Carbios desenvolveu uma linha totalmente integrada e automatizada que transforma os resíduos têxteis de roupas usadas ou restos de corte em matéria prima apropriada para a despolimerização com o seu processo de biorreciclagem enzimática. Esta linha patenteada integra todas as etapas de preparação (trituração e extração de pontos duros, como botões ou fechos) e proporcionaàCarbios uma ferramenta de desenvolvimento escalável e de alto desempenho. A plataforma ajudará a validar a tecnologia de biorreciclagem para têxteis em escala de instalação de demonstração (até 2024), além proporcionaràCarbios experiência no trabalho com agentes de coleta e triagem para especificar a qualidade dos têxteis e as etapas de preparação necessárias para torná-los adequadosàreciclagem enzimática. Esta experiência também será inestimável para as marcas no design ecológico dos seus produtos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231002765551/pt/

Roland Lescure, French Minister of Industry (left) accompanied by Emmanuel Ladent, CEO Carbios (far right) and representatives of Carbios partner brands (On, Salomon and Puma), inaugurates the textile preparation line for biorecycling. (Photo: Carbios)

Roland Lescure, French Minister of Industry (left) accompanied by Emmanuel Ladent, CEO Carbios (far right) and representatives of Carbios partner brands (On, Salomon and Puma), inaugurates the textile preparation line for biorecycling. (Photo: Carbios)

Roland Lescure, Ministro da Indústria francês – “A reciclagem têxtil é uma questão importante, já que a necessidade de soluções para gerenciar o ciclo de vida desses produtos é crítica: no mundo inteiro, apenas 13% dos resíduos têxteis é atualmente reciclado, com os 87% restantes terminando em aterro ou incineração. A Carbios está contribuindo para a criação de uma indústria de reciclagem francesa. Graças ao seu know-how e seu espírito inovador e colaborativo, a Carbios espera oferecer uma solução, inovadora e produzida na França, para o que até agora era um verdadeiro obstáculoàreciclagem têxtil.”

Emmanuel Ladent, CEO da Carbios – “A preparação têxtil é uma etapa essencial para a reciclagem: sem uma solução para a preparação têxtil, não há indústria de reciclagem e não há circularidade têxtil. A produção da nossa nova linha de preparação está pronta para ser diretamente integrada ao nosso processo de biorreciclagem, o que viabiliza a reciclagem em circuito fechado “fibra a fibra” – uma forte demanda das marcas com as quais trabalhamos. Gostaria de agradecer ao governo francês por seu apoio em todo o processo de industrialização e internacionalização da nossa tecnologia.”

Marcas parceiras do Consórcio « Fibra a fibra » presentes no evento de inauguração: On, PUMA e Salomon – « Esta linha de preparação conclui o trabalho em andamento com o Consórcio Fibra a Fibra sobre biorreciclagem e irá acelerar o desenvolvimento industrial da tecnologia Carbios. »

As atuais infraestruturas de coleta, triagem e preparação limitam a quantidade de resíduos têxteis disponíveis para a reciclagem “fibra a fibra”. As taxas de coleta ficam em média em torno de 15% s 25% no mundo inteiro3, e grande parte dos resíduos recolhidos é exportada para África, Ásia ou América Latina para triagem.

Além disso, os produtos têxteis são materiais altamente complexos, com fios de diferentes composições (ou naturezas) que são difíceis, se não impossíveis, de separar fisicamente. Entretanto, a enzima altamente seletiva desenvolvida pela Carbios pode despolimerizar especificamente o polímero PET (poliéster) presente nos materiais têxteis.

Atualmente, os materiais têxteis são classificados e preparados principalmenteàmão, com baixos rendimentos, particularmente para os disruptores dos processos de reciclagem, como os “pontos duros” (zíperes, botões etc.). Para otimizar esta fase fundamental, a Carbios contribui com uma solução de preparação têxtil para acelerar o desenvolvimento da biorreciclagem na indústria têxtil. A reciclagem enzimática, ou biorreciclagem, contribui, portanto, para a construção de uma cadeia de reciclagem têxtil e para a aceleração da circularidade têxtil, o que também permite que as marcas eliminem as garrafas usadas.

Principais informações sobre a linha de preparação têxtil

Etapas do processo:

  • Têxteis (roupas usadas ou sobras de corte) são carregados na linha

  • Primeiro, estes são triturados

  • Os “pontos duros” (resíduos metálicos e não metálicos como botões,

zíper etc.) são removidos em várias etapas

  • Na saída, o material é adequado para a reciclagem enzimática

Capacidade de processamento:

300kg de têxteis processados por hora (em processo contínuo)

Patente:

Patente protocolada em 2023

Datas importantes no desenvolvimento da biorreciclagem têxtil

2018

Primeiros testes de despolimerização têxtil em escala laboratorial

2021

Primeiros testes de despolimerização têxtil em escala piloto

2022

Produção de fibra branca biorreciclada a partir de fibras coloridas em escala piloto

Carbios lança consórcio fibra a fibra

2023

PVH Corp. (dona de marcas icônicas TOMMY HILFIGER e Calvin Klein) ingressa no

consórcio fibra a fibra

Instalação de linha de preparação para têxteis

Pedido de patente para linha de preparação para têxteis

2024

Biorreciclagem de têxteis em plantas industriais de demonstração

Coleta de material têxtil na Europa a partir de 1º de janeiro de 2025

A coleta seletiva de resíduos têxteis será obrigatória na Europa a partir de 1o de janeiro de 2025. Até 2030, a União Europeia pretende estabelecer um teor mínimo de fibras recicladas na composição dos têxteis, segundo o site da Comissão.4

Cofinanciado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou do CINEA. Nem a União Europeia nem a autoridade concedente podem ser responsabilizadas por eles.

###

Sobre a Carbios:

A Carbios é uma empresa de biotecnologia que desenvolve e industrializa soluções biológicas para reinventar o ciclo de vida dos plásticos e dos têxteis. Inspirada pela natureza, a Carbios desenvolve processos baseados em enzimas para descompor o plástico com a missão de evitar a poluição plástica e têxtil e acelerar a transição para uma economia circular. Suas duas tecnologias disruptivas para a biorreciclagem de plásticos PET e a biodegradação do PLA (biopolímero ácido poliláctico) estão alcançando a escala industrial e comercial. Sua planta de demonstração de biorreciclagem está em operação desde 2021 e uma primeira planta industrial, em parceria com a Indorama Ventures, deve ser inaugurada em 2025. A Carbios tem recebido reconhecimento científico, nomeadamente estampando a capa da Nature, e é apoiada por marcas de prestígio no setores de cosmético, alimentos e bebidas e vestuário para melhorar a reciclabilidade e a circularidade de seus produtos. Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe são membros de um consórcio de embalagens fundado pela Carbios e L’Oréal. On, Patagonia, PUMA, PVH Corp. e Salomon colaboram com a Carbios em um consórcio têxtil.

Acesse www.carbios.com/en para saber mais sobre a biotecnologia que impulsiona a circularidade do plástico e dos têxteis.

Twitter: Carbios / LinkedIn: Carbios / Instagram: insidecarbios

Informações sobre as ações da Carbios:

Código ISIN FR0011648716

Código Ticker Euronext Growth: ALCRB

LEI: 969500M2RCIWO4NO5F08

A Carbios, fundada em 2011 pela Truffle Capital, é elegível para o PEA-PME, um programa do governo que permite que os residentes franceses que investem em PMEs se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Isenção de responsabilidade sobre declarações prospectivas e fatores de risco:

Este comunicadoàimprensa contém declarações prospectivas, não contém dados históricos, e não deve ser interpretado como uma garantia de que os fatos e dados declarados irão ocorrer. Estas declarações prospectivas estão baseadas em dados, suposições e estimativas consideradas razoáveis pela Carbios. A Carbios opera em um ambiente competitivo e em rápida evolução. Assim, não está em posição de antecipar todos os riscos, incertezas ou outros fatores que possam afetar seu negócio, seu impacto potencial em seus negócios ou a medida em que a materialização de um risco ou combinação de riscos pode conduzir a resultados que diferem significativamente daqueles citados em qualquer declaração prospectiva. A Carbios chama a atenção ao fato de que as declarações prospectivas não são, de modo algum, uma garantia de seu desempenho futuro e que sua atual situação financeira, resultados e fluxos de caixa e o desenvolvimento do setor em que a Carbios opera podem diferir significativamente daqueles propostos ou sugeridas pelas declarações prospectivas contidas neste documento. Além disto, mesmo que a posição financeira, resultados, fluxos de caixa e desenvolvimentos da Carbios no setor em que opera sejam consistentes com as informações prospectivas contidas neste documento, tais resultados ou desenvolvimentos podem não ser uma indicação confiável dos futuros resultados ou desenvolvimentos da Carbios. Os leitores são aconselhados a considerar com cuidado os fatores de risco descritos no documento de registro universal apresentadoàautoridade francesa de mercado (“AMF”), bem como no relatório financeiro semestral disponível gratuitamente no site da empresa. Se todos ou parte destes fatores de risco se concretizarem ou outros, em nenhum caso a Carbios será responsável por qualquer decisão ou ação tomada em conjunto com as informações e/ou declarações neste comunicado de imprensa ou por quaisquer danos relacionados. Esta informação é concedida apenas a partir da data deste comunicadoàimprensa. A Carbios não se compromete a publicar atualizações destas informações ou das premissas nas quais estejam baseadas, exceto em conformidade com qualquer obrigação legal ou regulamentar que seja aplicável a elas.

Este comunicadoàimprensa e as informações aqui contidas não constituem uma oferta de venda ou solicitação de oferta de compra ou subscrição de ações da Carbios em qualquer país.

A tradução é apenas para fins informativos.

Em caso de discrepância entre a versão francesa e a versão inglesa deste comunicado de imprensa, a versão francesa prevalecerá

1 Ellen MacArthur Foundation, 2017

2 A reciclagem fibra a fibra transforma resíduos têxteis em novas fibras para vestuário e têxteis, sem perda de qualidade

3 Ellen MacArthur Foundation, 2017

4https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/fr/qanda_22_2015

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter informações adicionais, entre em contato com:

CARBIOS

Melissa Flauraud

Assessoria de imprensa

melissa.flauraud@carbios.com

+33 (0)6 30 26 50 04

Benjamin Audebert

Relações com investidores

contact@carbios.com

+33 (0)4 73 86 51 76

Assessoria de imprensa (França)

Iconic

Marie-Virginie Klein

mvk@iconic-conseil.com

+33 (0)1 44 14 99 96

Assessoria de imprensa (EUA)

Rooney Partners

Kate L. Barrette

kbarrette@rooneyco.com

+1 212 223 0561

Relações com a imprensa (Alemanha, Áustria e Suíça, e Reino Unido)

MC Services

Anne Hennecke

carbios@mc-services.eu

+49 (0)211 529 252 22

Fonte: BUSINESS WIRE