Início » Em reunião do GT da Reforma Tributária, CBA é destaque e pode receber visita de Alckmin
Destaque Política

Em reunião do GT da Reforma Tributária, CBA é destaque e pode receber visita de Alckmin

O parlamentar também solicitou uma audiência com o vice-presidente e ministro antes de sua ida a Manaus e o encontro ficou marcado para o 21 de março.

Nesta quarta-feira (15/03), aconteceu mais uma reunião do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária e uma das pautas foi o comprometimento do ministro Geraldo Alckmin com a manutenção do Polo Industrial de Manaus e a importância do Centro de Biotecnologia da Amazônia nessa nova fase econômica. A reunião contou com a participação da bancada do Amazonas e o deputado federal Sidney Leite (PSD), que também solicitou audiência com o ministro antes da visita à capital.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Sidney tem defendido durante as reuniões do GT, o compromisso com a Zona Franca que já é o modelo econômico mais consolidado na América Latina e buscou durante a reunião com o ministro Alckmin que esse compromisso seja firmado pelo Governo Federal, o apelo contou inclusive com o apoio do relator do grupo, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

“Eu não poderia fazer diferente nessa reunião porque o futuro do modelo de negócio de maior sucesso na Amazônia é América Latina está em jogo. São mais de 400 empresas e mais 100 mil empregos, e tudo isso com o selo de sustentabilidade que é o que está em voga no planeta atualmente. Isso não pode ser ignorado, precisamos encontrar sim uma maneira de realizar a Reforma que vai beneficiar o país, mas sem colocar em risco o sustento de tantas famílias “, disse Leite.

Reconhecida sua importância para pesquisa e desenvolvimento biotecnológico na Amazônia, o CBA também foi destaque na conversa e mais uma vez a necessidade de se definir a personalidade jurídica e atribuição espaço.

“Há quase 20 anos o CBA foi instituído como centro de pesquisa e desenvolvimento da Amazônia mas até hoje não houve uma definição sobre a personalidade jurídica do local, deixando de receber recursos e e de explorar outras modalidades de atuação dentro da Zona Franca”

Para Fábio Calderaro, gestor do Centro, o espaço continua suas atividades e está de portas abertas para receber o vice-presidente.

“O nosso trabalho é contínuo e de extrema importância para o desenvolvimento da Amazônia, apoiando o empreendorismo biotecnológico em todos os níveis, induzindo as cadeias produtivas do interior em complemento a atividade industrial no PIM”, afirma.

O parlamentar também solicitou uma audiência com o vice-presidente e ministro antes de sua ida a Manaus e o encontro ficou marcado para o 21 de março.