Início »  Manaus realiza plantio em área degradada por incêndio em alusão ao Dia da Amazônia
Meio Ambiente

 Manaus realiza plantio em área degradada por incêndio em alusão ao Dia da Amazônia

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou, na manhã desta quarta-feira, 6/9, o plantio de mudas nativas em Área de Preservação do Permanente (APP) do igarapé do Mindu, em um trecho com degradação da vegetação devido a um incêndio. A atividade é em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro.

A área, que recebeu as novas mudas, fica na avenida Alphaville Norte, entre os bairros Novo Aleixo e São José, zona Norte de Manaus. Na ocasião, também foi realizada a distribuição de mudas para a população e orientações sobre o combate às queimadas urbanas. No plantio em alusão ao Dia da Amazônia, as espécies utilizadas foram: munguba, jutairana e oiti.

A área da avenida Alphaville Norte, às margens do igarapé do Mindu, recebe ações de arborização e manutenção, realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, desde 2018. Na época, o local não possuía árvores. Com o trabalho da Semmas, foi possível recuperar a vegetação ao longo das margens do igarapé, apesar de perdas, ocupações irregulares e incêndios causados pela queima de resíduos.

“A equipe de Arborização da Semmas dará continuidade aos trabalhos de conservação, podas, adubação e regas nesta e em outras áreas. Ainda neste mês, haverá mais um ato simbólico de plantio de mudas no dia 21 de setembro, no Dia da Árvore”, afirmou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga. 

Um dos moradores da área que participou da ação foi Lucas Mota, de 17 anos, que trabalha como vendedor em frente à área do plantio, em uma loja de materiais de construção. O jovem plantou a primeira árvore de sua vida, uma munguba. “Infelizmente atearam fogo aqui e ficou descontrolado. Eu acho bom que está sendo reflorestado aqui”, afirmou Lucas.

Uma das pessoas que aproveitou a distribuição itinerante de mudas foi a Alcenice Andrade de Lima, moradora do bairro Cidade de Deus, que estava a caminho de seu trabalho. Ela disse que tem mais de seis espécies de árvores frutíferas no quintal de casa. “Já temos coqueiro, pé de manga, bananeiras, pé de cupuaçu, de pitanga e até cana. Se eu pudesse, passava o dia plantando mais”, enfatizou com alegria.

Arborização de Manaus

Por meio do Programa Manaus Verde, da Prefeitura de Manaus, no período de janeiro a julho de 2023, foram produzidas 141.018 mudas, a serem utilizadas no plantio e distribuição. No mesmo período, foram doadas 44.889 mudas, em 36 ações de distribuição itinerante em bairros de todas as zonas da cidade e em atendimentos aos 173 eventos ambientais de instituições que solicitaram o apoio da Semmas. Houve, no mesmo semestre, o plantio de 3.390 mudas de espécies arbóreas.

Todos os dados superam as metas previstas no plano de ações do Manaus Verde para o biênio 2023/2024, relacionadas aos últimos seis meses.