Início » Semig apresenta projetos para Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam
Meio Ambiente

Semig apresenta projetos para Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam

Entre os assuntos apresentados estão: política energética, mineração de potássio, projeto Caulim e extrativismo mineral familiar 

Nesta quarta-feira (06/09), o titular da Secretaria de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), Ronney Peixoto, esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para apresentar os projetos elaborados pela nova secretaria de Estado para a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento.

“É importante estarmos aqui, na casa do povo amazonense, justamente para tratar de temas tão relevantes para o estado. Temas esses que tiveram um olhar sensível da parte do governador, que tomou a iniciativa de criar esta secretaria” disse o secretário.

Na ocasião, foram apresentados planos estratégicos de trabalho para os setores de energia, mineração e gás no estado, com o objetivo de desenvolver a economia nestes setores de forma sustentável, responsável e justa para as partes envolvidas.

Entre os assuntos apresentados estão: política energética do Amazonas, pólo de fertilizantes, mineração de potássio, projeto Caulim, extrativismo mineral familiar e regulamentação da tarifa social do gás natural.

“Vamos trabalhar para uma exploração de recursos minerais ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. É isso que nós queremos para o Amazonas”, ressaltou o presidente da comissão, deputado Sinésio Campos.

A Semig

A Semig tem o objetivo de formular, coordenar e implementar políticas públicas destinadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade.

O objetivo da nova secretaria é fomentar e atrair investimentos relacionados à mineração, à indústria de óleo e gás e à indústria de transformação mineral, sem conflitar com as políticas estaduais de infraestrutura, desenvolvimento sustentável e de planejamento estratégico à sustentabilidade da economia industrial do Amazonas.

Com informações da assessoria