Início » Telemedicina aliada a 5G simplifica atendimento médico
Uncategorized

Telemedicina aliada a 5G simplifica atendimento médico

Pesquisa feita entre líderes globais mostra que a telemedicina será 54% mais beneficiada pelo 5G no Brasil em 2024 em relação às demais aplicações tecnológicas

A implementação da quinta geração de internet móvel (5G) no país, apesar de caminhar em passos lentos pela falta de recursos e infraestrutura adequados, já obteve frutos no campo dos atendimentos médicos, tendo impacto de 54% em relação às demais tecnologias, conforme mostra estudo do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEE). 

Não obstante, um dos fatores que contribuem para a simplificação dos teleatendimentos por meio dessa tecnologia, ainda de acordo com a pesquisa do IEE, é a facilidade de troca de informações à distância entre paciente e profissional, juntamente com a flexibilidade de realizar consultas de qualquer lugar com acesso ao 5G, sendo necessário apenas um aparelho com conexão estável.

Perguntado sobre a influência dessa tecnologia na medicina, Rodrigo Mancilha, CEO e Fundador do CS Saúde, empresa que utiliza telemedicina nos seus serviços, fala que o avanço é impulsionado pela necessidade de acessibilidade, conveniência e resposta à pandemia, melhorando a eficiência do sistema de saúde. 

“A digitalização das relações sociais e profissionais facilita a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, proporcionando maior alcance geográfico, agilizando atendimentos e promovendo uma abordagem mais eficiente na prestação de serviços médicos”, pontuou Rodrigo Mancilha.

Avanços da telemedicina no país

Esse fato foi evidenciado também em uma publicação da Scielo, que destacou a influência da telemedicina durante a pandemia de covid-19, permitindo que pacientes com sintomas moderados ou assintomáticos fossem atendidos fora dos hospitais, evitando a sobrecarga nos serviços de saúde. Entre os anos de 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultadas foram realizadas no país nessa modalidade.

Como exemplo dessa perspectiva de avanços, na última quarta-feira (10), o governo do Mato Grosso aprovou uma lei que permite a prática da telemedicina na rede pública e privada de saúde no estado, incluindo a realização de consultas e até cirurgias, utilizando tecnologias robóticas, de forma remota.

O 5G na saúde

De acordo com o portal Medicina S/A, a chegada do 5G também contribui para uma melhora significativa na saúde de pessoas que possuem dificuldades para encontrar um médico perto de sua residência, além de trazer mais estabilidade durante as conexões, evitando, por exemplo, a perda de informações e falhas em procedimentos. 

Ainda segundo o portal, no atendimento remoto, paciente e profissional de saúde trocam informações à distância. Isso significa que o paciente pode estar em casa e o médico na clínica, e ainda assim haver um atendimento, sendo fundamental uma conexão de internet estável e com alta velocidade para que a consulta flua sem interrupções desnecessárias.

Rodrigo Mancilha avalia como promissora a perspectiva de aceleração da telemedicina em 2024. “O 5G permitirá maior largura de banda, menor latência e maior confiabilidade, aprimorando significativamente a qualidade e a eficiência das consultas médicas on-line’’, observa. 

“Isso pode resultar em uma expansão ainda maior da telemedicina, proporcionando experiências mais fluidas e avançadas para pacientes e profissionais de saúde’’, complementa o CEO.

Dentre as vantagens da prática, ainda de acordo com Rodrigo Mancilha e sua experiência com os serviços da CS Saúde, estão o acesso remoto com maior rapidez, pois não há necessidade de deslocamentos físicos; a maior flexibilidade, uma vez que possibilita aos pacientes agendamentos fora do horário comercial convencional; a redução do tempo de espera, já que o paciente não necessita de filas; e a continuidade do cuidado, pois há gerenciamento de condições crônicas.

Para saber mais, basta acessar:  https://conveniosocialsaude.com.br/cstelemedicina/