Início » TCE-AM realiza palestras de conscientização ao Outubro Rosa
Uncategorized

TCE-AM realiza palestras de conscientização ao Outubro Rosa

Em alusão ao mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) via Diretoria de Saúde (Disau) e Departamento Odontológico (Deod) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), a roda de conversa como parte das ações do Outubro Rosa.

Em alusão ao mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) via Diretoria de Saúde (Disau) e Departamento Odontológico (Deod) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), a roda de conversa como parte das ações do Outubro Rosa.

Ao abrir o evento discursando sobre a importância de sensibilizar todos os servidores e colaboradores do Tribunal, o presidente da Corte de Contas amazonense, conselheiro Érico Desterro, também ressaltou a relevância de fomentar a cultura de prevenção e autocuidado.

“Essa iniciativa de abordar temáticas que sejam relevantes para o Tribunal de Contas, assim como para toda a sociedade sempre ganhará espaço nessa Corte. Espero que abrindo espaço para discutir esse assunto, os servidores e os cidadãos amazonenses se atentem a sua própria saúde, assim como de todos aqueles que o rodeiem”, discursou o conselheiro-presidente, Érico Desterro.

Ainda no início da programação, a diretora da Disau, Érika Fernandes, falou sobre a intenção e objetivos que a Diretoria visa alcançar com as seguintes palestras, além das atividades já realizadas pela equipe da Corte.

“A equipe da Diretoria de Saúde deste TCE pretende com esse evento dar a possibilidade para que, além de passar informações, os participantes possam tirar suas dúvidas participando ativamente do evento. Além disso, lembro todos os servidores que nossos profissionais estão sempre a disposição para melhor cuidar de vocês”, afirmou a diretora em saúde do TCE-AM, Érika Fernandes.

Prosseguindo com o evento, o médico mastologista, Dr. Agnaldo Barroso, apresentou aos espectadores os dados do câncer de mama no país e no mundo, causas e cuidados que visam antecipar um possível diagnóstico. Com a também médica mastologista, Dra. Tatiana Valois-Barroso, foi possível compreender os sinais e sintomas da doença, assim como os exames realizados para diagnóstico e a ocorrência de câncer de mama em homens.

Já a médica oncologista, Dra. Elza Mendonça Gonçalves, e a odontóloga, Dra. Lia Mizobe Ono, abordaram as diversas formas de tratamentos do câncer de mama, além de mostrar como esse tratamento oncológico pode gerar manifestações orais, informando sobre a relação do câncer de mama com a saúde oral e métodos de diagnóstico do câncer de boca.

No encerramento do evento, a chefe do Deod, Adria Gomes, agradeceu a participação de todos os presentes e entregou certificados de participação aos especialistas pela ministração das palestras.

“Espero que todos os participantes saiam daqui hoje com a mente mais esclarecidada e atenta, e aproveito para agradecer pelas excelentes palestras realizadas pelos profissionais de saúde convidados”, concluiu a chefe do Departamento Odontológico, Adria Gomes.