Início » Receita notifica mais de 1,2 milhão de MPEs endividadas
Notícias Corporativas

Receita notifica mais de 1,2 milhão de MPEs endividadas

Os alvos das notificações foram 1.265.000 maiores empresas devedoras do Simples Nacional e que deverão regularizar sua situação em até 30 dias após ciência da notificação. Especialista em negócios explica como o planejamento financeiro pode ajudar as pequenas empresas a não caírem na armadilha do endividamento.

Até a primeira quinzena de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) notificadas pela Receita Federal precisarão atender ao chamado de regularizar dívidas com o Simples Nacional ou poderão ser excluídas desse modelo de tributação. Foram notificadas as 1.265.000 maiores empresas devedoras que, após a ciência da notificação, têm até 30 dias para buscar regularização, pagando o débito à vista ou parcelado.

Segundo informações da Receita Federal, a ciência se dará a partir da leitura da notificação enviada ao Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), se a pessoa jurídica acessar a mensagem dentro de 45 dias contados a partir da disponibilização dos Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos relatórios de pendências dos contribuintes. Esses termos e relatórios foram disponibilizados pelo órgão entre os dias 27 de julho e 1º de agosto.  No total, as maiores micro e pequenas empresas pendentes de regularização têm dívidas que somam R$ 30 bilhões. Em caso de não pagamento, a exclusão do Simples Nacional se dará a partir de 1º de janeiro de 2024.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE e divulgada no mês de março passado mostrou que três em cada 10 pequenos negócios estão com dívidas em atraso. Além disso, 55% das MPEs comprometem 30% de seu faturamento com o pagamento de contas em aberto.

Com 14 anos de experiência na área de Administração de Negócios, Dayane de Castro Alves explica que uma forma de fugir das dívidas e deixar as contas em dia é elaborar um plano financeiro de negócios. Esse plano irá auxiliar na previsão futura das finanças da empresa, baseado em circunstâncias atuais.

“Sem um planejamento financeiro, os gestores não conseguem realizar a previsão futura dos fluxos de caixa, médias de lucro e outros parâmetros importantes. Baseado em referências confiáveis, o planejamento financeiro será um fundamento estratégico de tomada de decisões sobre o futuro da organização”, atesta.

A administradora de negócios destaca que, antes de colocar o planejamento em prática, é preciso saber controlar as contas. “É fundamental que os empresários realizem seus planejamentos financeiros com a previsão dos lucros, ampliando o capital de giro ou ampliando as vendas caso não tenham pleno conhecimento da saúde dos caixas da empresa”, ressalta.

Dayane Alves também destaca que é preciso alinhar o planejamento financeiro com o plano estratégico da organização. Segundo ela, isso é importante porque um planejamento equivocado pode levar as finanças da empresa à ruína ou até mesmo à falência. Outro cuidado é elaborar um plano baseado em referências e conceitos confiáveis, considerando diferentes perspectivas, sejam positivas, negativas ou realistas.

Os erros que precisam ser evitados na elaboração do planejamento financeiro, segundo especialista

De acordo com a administradora de Negócios Dayane de Castro Alves, na preparação do planejamento financeiro, é preciso evitar alguns erros que costumam ser cometidos de maneira bastante corriqueira, especialmente por micro e pequenas empresas. Um desses erros é não controlar o fluxo de caixa.

“É fundamental que os gestores saibam de todos os valores que entram e saem dos caixas da empresa, tomando ciência se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Desse modo, existe a possibilidade de identificar pontos positivos, pontos a desenvolver e corrigir na administração financeira da sua empresa”, explica ela.

Segundo Dayane Alves, outro erro muito comum na administração de micro e pequenas empresas é misturar a conta pessoal com a conta da empresa. Ela enfatiza que é importante que o gestor determine um valor de salário para si, de modo que não corra o risco de retirar uma parte maior dos lucros e nem repor os saldos insuficientes do seu bolso, perdendo completamente todos os parâmetros de lucro e prejuízo.

“Para a execução de um bom planejamento financeiro empresarial, é preciso considerar o capital disponível, investir em tecnologia para tornar a o dia a dia financeiro mais ágil, com um bom sistema operacional, abandonar processos manuais, que só dificultam os processos de análise”, aconselha, acrescentando que “definir metas claras, visando o aumento de lucratividade e redução de despesas, organizar e registrar todas as movimentações financeiras da empresa, tanto bancárias quanto estoque, e investir em marketing para impulsionar seus resultados” são outras ações que precisam ser analisadas pelos micro e pequenos empresários, sem esquecer de acompanhar as informações do mercado e de seus concorrentes.