Início » Crescem casos de transtornos mentais em adolescentes
Notícias Corporativas

Crescem casos de transtornos mentais em adolescentes

Cofundadora da empresa Empoderamento Adolescente avalia as possíveis causas do aumento dos problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, em jovens brasileiros

A saúde mental dos adolescentes e jovens tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Estudos recentes indicam um aumento expressivo de casos de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, em indivíduos dessa faixa etária.

Dados divulgados pela Agência Brasil sobre o Relatório Mundial da Saúde mostram que do total de pessoas com transtorno mental no mundo (cerca de um bilhão), 14% corresponde aos adolescentes. O “Estudo sobre a estruturação do ego e da personalidade de adolescentes que se automutilam” mostrou que 83% dos casos são motivados por conflitos familiares não resolvidos. Destaca-se também a negligência por parte dos responsáveis, que não encaminham os jovens a nenhum serviço de saúde mental, passando de 50%. Na maioria dos casos, quem diagnosticou ou identificou a prática da autolesão foi um professor e não os pais.

Em números publicados pela Organização Pan-Americana da Saúde, metade de todas as condições de saúde mental se inicia aos 14 anos, entretanto, não costumam ser detectadas e nem tratadas. Além disso, em pessoas de 10 a 19 anos, as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões auto provocadas. 

Gabriela Mazzei, cofundadora da empresa Empoderamento Adolescente, Mestre em Psicologia Educacional e Psicanalista, esclarece que a saúde mental é influenciada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. 

Ela ressalta que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos é uma das possíveis causas  do aumento exponencial de desordens mentais nessa fase. “A exposição constante às telas pode levar o adolescente ao isolamento social, à comparação excessiva, ao consumo de conteúdos inapropriados para a idade, a uma autocobrança desproporcional e busca pela perfeição, fatores que podem afetar a saúde mental dos jovens.”

Com efeito, um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontou que o uso abusivo de redes sociais está ligado a mudanças no cérebro dos jovens e na maneira como eles respondem ao mundo ao seu redor. A pesquisa, que acompanhou 169 jovens de 13 a 17 anos ao longo de três anos, indicou que os cérebros dos adolescentes que verificavam as redes sociais com frequência (mais de 15 vezes por dia) tornaram-se mais sensíveis neurologicamente a recompensas e punições sociais. 

Para amenizar essa tendência de crescimento dos transtornos mentais em jovens, Mazzei salienta a importância do adolescente aprender “habilidades essenciais” para navegar de forma segura no mundo atual, como, superação de desafios, manejo do estresse, gestão emocional, autoconfiança e expressão de pensamentos/sentimentos.  

Para saber mais, basta acessar www.empoderamentoadolescente.com.br