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SEO lidera prioridades de investimento no marketing digital

Mais de 50% dos profissionais de marketing planejam investir mais em otimização para mecanismos de busca, revela pesquisa feita pela Conversion

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital que visa otimizar o conteúdo e a estrutura de um site ou página da web para melhorar sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. O objetivo é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico, ou seja, atrair mais visitantes de forma natural e relevante.

Uma pesquisa realizada pela Conversion em 2022 mostra que os profissionais de marketing estão planejando investir mais em SEO. O estudo revelou que 50,2% dos entrevistados pretendem alocar recursos adicionais para estratégias de otimização para mecanismos de busca. Essa tendência coloca o SEO no topo da lista de prioridades, seguido pelo Marketing de Conteúdo, com 48,9%, e a Mídia Paga, com 46%.

Atualmente, o SEO já ocupa uma posição de destaque no mercado, sendo a segunda tática de marketing digital mais utilizada, com uma adoção de 71%. Esse número fica atrás apenas das mídias sociais, que alcançam um índice de utilização de 77,3%. Esses dados apontam para o crescente reconhecimento da importância do SEO como ferramenta fundamental para impulsionar o alcance e a visibilidade das marcas no cenário digital.

A pesquisa contou com a participação de 346 profissionais de marketing digital, e-commerce, vendas e growth, permitindo mapear as principais tendências e apostas do mercado. Dentre as métricas essenciais para avaliar e mensurar o desempenho de uma estratégia de SEO, destacam-se: ROI, com 49,8%; Posicionamento de palavra-chave, com 32,7%; e CAC (Custo por Aquisição de Cliente), com 31,5%.

O CEO da empresa Mestres do Site, Giovanni Ballarin, acredita que o aumento de anunciantes em tráfego pago gera uma concorrência em muitos setores no leilão do Google, fazendo com que o custo seja elevado, contando também com a inflação enorme de valor desses anúncios. Isso afeta principalmente quem tem um Ticket baixo e um LTV curto. 

“O empresário atento a essa movimentação pode contar com o investimento em SEO para trazer tráfego orgânico e reduzir o CAC, deixando de ficar refém do tráfego pago”, salienta.

Segundo o especialista, para obter resultados eficientes em SEO, são empregadas técnicas que incluem a construção de um site rápido e intuitivo, com a implementação de uma estrutura robusta com palavras-chave relevantes, foco no tempo de carregamento e usabilidade de qualidade. 

“O conteúdo desempenha um papel fundamental, sendo necessário criar materiais de alta qualidade e organizados, capazes de resolver problemas e responder perguntas do mercado-alvo, além da obtenção de backlinks de qualidade, com destaque para a divulgação da empresa em outros sites, onde a clareza e a resolução de problemas dos clientes são prioridades”, analisa.

Para saber mais, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/