Início » Glocal Experience Amazônia: Rede estadual de ensino participa de roda de conversa sobre emancipação e empoderamento através da educação 
Manaus

Glocal Experience Amazônia: Rede estadual de ensino participa de roda de conversa sobre emancipação e empoderamento através da educação 

O encontro também promoveu iniciativas que buscam atender às especificidades da Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou nesta segunda-feira (28/08), de uma roda de conversa sobre educação na 1ª edição da “Glocal Amazônia”, evento que está inserido na agenda da “Glocal Experience”. A iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, debateu sustentabilidade e abordou a pauta socioambiental como tema principal do encontro. 

Com o tema “Terra de Saberes: A Educação como Forma de Emancipação e Empoderamento”, a Escola da Floresta foi um dos tópicos do diálogo da palestra, que contou também com a participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do professor e escritor Daniel Munduruku.

De acordo com a representante da Secretaria de Educação no debate, a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo, a Secretaria de Educação tem uma pluralidade de alunos na rede. 

“A gente veio para divulgar os processos e iniciativas que a Secretaria de Educação desenvolve para garantir o acesso e a permanência dos nossos estudantes à educação de qualidade. Para isso, levamos em consideração a diversidade que temos em nossa rede e estamos aqui falando sobre educação indígena, quilombola, urbana, rural.”

Assim como toda a programação, a palestra foi aberta ao público e contou com a participação de alunos da rede estadual. A estudante Anne Safira, 18, que cursa a 3ª série, do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, participou da atividade. Segundo a aluna, o tema é de interesse de todos.

“Debater sobre o que temos acesso e que outras pessoas não têm é uma discussão que podemos até levar para dentro das escolas, transformando numa discussão do dia a dia. Seria muito interessante discutir a realidade da educação, em diversos lugares, como colegas da minha turma”, destacou a aluna que foi conferir o último dia de programação. 

Glocal Experience Amazônia

A Glocal é uma plataforma nacional de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em Manaus, o evento, que encerra nesta segunda-feira (28/08), contou com palestras, workshops, cinema e atrações culturais. De acordo com um dos organizadores da iniciativa, o ativista climático Marcelo Rocha, toda essa pluralidade também se trata de educação. 

“Estamos debatendo educação em um espaço que não se limita apenas à educação formal. Temos aqui a educação dos povos indígenas e dos quilombolas, por exemplo. A Glocal parte muito desse lugar, de como podemos criar várias narrativas sobre educação, nas palestras, na arte e na cultura”, ressaltou. 

Escola da Floresta

A Escola da Floresta, projeto pioneiro do Governo do Amazonas, prevê a construção de três unidades do modelo em Unidades de Conservação (UCs).

O espaço físico-sustentável é um dos tripés da Escola da Floresta, que também terá gestão democrática, com respeito à diversidade sociocultural e aos direitos humanos, com a intenção de promover a educação ambiental com foco na preservação de recursos naturais. A meta é fortalecer o desenvolvimento socioambiental sustentável. 

“Tratando-se do Amazonas e da Amazônia como um todo é fundamental não esquecermos de onde estamos, a inserção que precisamos ter, para não nos desligarmos e desvincularmos desse patrimônio localizado aqui. A educação promove a humanidade. Precisamos dar aos jovens as condições para que eles possam aprender, experimentar e transmitir”, finalizou o professor e escritor Daniel Munduruku, sobre as novas maneiras de educação na região Norte.