Início » Empreendedoras ganham prêmio por projeto contra etarismo e desigualdade de gênero no trabalho
Amazonas

Empreendedoras ganham prêmio por projeto contra etarismo e desigualdade de gênero no trabalho

Empreendedoras de Manaus e Ipatinga, Minas Gerais, acabam de ser premiadas pela criação do projeto Mulheres 50+, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma que sirva como uma rede de apoio para empreendedoras. A ideia é reunir dados, estimular o compartilhamento de informações e servir como fonte de inspiração para mulheres que desejam empreender. A iniciativa participou de um Hackathon, uma competição na qual os participantes desenvolvem e defendem uma proposta de negócio que mistura tecnologia e impacto social.

As amazonenses Maria da Conceição de Almeida e Maria Leônia Alves, foram destacadas pelo trabalho no desenvolvimento da proposta. “No nosso processo de pesquisa, encontramos diversos fatores que atingem mulheres que passam dos 50 anos de idade, como a queda nas oportunidades de trabalho, a disparidade salarial em relação a homens da mesma idade, as preocupações com a saúde e as dúvidas comuns àquelas que sonham em empreender”, revela Maria Leônia.

De Ipatinga, em Minas Gerais, Patrícia Barbosa participou a distância do desenvolvimento do projeto (Arquivo pessoal)

Patrocinado pela Whirlpool, o projeto Escola de Mentores foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2023 pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, que desenvolve projetos de impacto socioambiental ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU. Além das mentorias, o projeto também realizou oficinas em escolas públicas, colocando os jovens em contato com conceitos teóricos e práticos sobre Inovação e Metodologias Ágeis, além de ensiná-los a mexer em ferramentas como Trello e Miro, que podem ser um diferencial para sua entrada no mercado de trabalho.

Na etapa de mentorias, o objetivo foi reunir potenciais empreendedores que precisassem validar suas ideias de negócios, passando por treinamentos com especialistas em diversas áreas. “Nos encontros que ocorreram de forma online, os especialistas apresentaram conceitos técnicos e teóricos, e propuseram atividades para estimular a resolução de problemas e a estruturação de negócios mais sustentáveis”, revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.

‘O mais importante foi ganhar a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimento com pessoas que também estão empreendendo e em áreas tão diferentes, tanto de negócio, quanto geograficamente. Eu conheci mulheres incríveis e acho que propor o uso da tecnologia para propor uma rede de apoio para Mulheres 50+ é, sem dúvida, uma ideia que precisa seguir adiante, sendo validada por investidores e empresas que apoiam essa causa”, finaliza Patrícia.

Cada vencedora ganhou um Frigobar Brastemp Retrô 76L, fornecido pela Whirlpool, patrocinadora do projeto.