Início » Ergonomia: SES-AM destaca o papel do ambiente de trabalho melhorando a saúde e produtividade
Destaque

Ergonomia: SES-AM destaca o papel do ambiente de trabalho melhorando a saúde e produtividade

Práticas simples no ambiente de trabalho podem auxiliar na saúde física e evitar desconfortos e lesões a longo prazo

Em alusão à campanha Abril Verde, mês marcado pelo movimento para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca a importância da ergonomia. Essas práticas buscam adaptar o ambiente e as ferramentas de trabalho às características físicas e psicológicas do trabalhador, garantindo mais conforto, segurança e melhor produtividade. 

Existem diversos tipos de ergonomia no trabalho, como a física, cognitiva e organizacional, cada uma com adaptações específicas aos fatores culturais, clima organizacional, metas e cobranças. As ações ideais dependem de uma avaliação prévia de cada local de trabalho. 

De acordo com Eney Pinheiro, responsável técnica pelo programa “Academia da Saúde” da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é importante que a atividade física seja uma prática em todas as fases da vida. 

“Com base nas práticas adotadas no dia a dia dos trabalhadores, podemos evitar situações desconfortáveis para o corpo e a mente desses profissionais. Não somente nas unidades de saúde, mas é necessário que todas as organizações tenham essa preocupação em oferecer um ambiente que proporcione saúde para os trabalhadores, até porque isso beneficia na produtividade dos mesmos”, disse a coordenadora.  

A Norma Regulamentadora 17, conhecida como NR 17 da ergonomia, estabelece por Lei os parâmetros estruturais, ambientais e físicos que as empresas precisam aplicar para garantir a saúde plena dos colaboradores. 

Ela estabelece medidas aplicáveis para cada situação, como o levantamento de peso, transporte e descarga de materiais, adaptação de mobiliário nos postos de trabalho, interação com máquinas e equipamentos. 

Outros pontos são a oferta de ferramentas adequadas, condições de conforto (temperatura, iluminação e minimização do ruído), organização do trabalho, que inclui a natureza das tarefas laborais, ritmo, normas de produção, entre outros. 

A SES-AM, em parceria com os Centros de Reabilitação (CER) das unidades de saúde do Estado, oferece encartes e outros materiais educativos com orientações sobre atividades laborais, com o objetivo de que essas atividades sejam parte do cotidiano dos funcionários das unidades de saúde. 

 Benefícios da ergonomia 

A adoção de práticas de ergonomia no ambiente de trabalho traz diversos benefícios, como a prevenção de problemas de saúde, aumento da produtividade e disposição dos trabalhadores. Movimentos repetitivos, erros no carregamento de cargas e posturas incorretas podem gerar diversos problemas osteomusculares, como dores crônicas na coluna lombar, nas mãos e nos joelhos.  

Com um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das atividades, há um aumento da atenção ao que realmente importa e, consequentemente, uma diminuição dos erros. Além disso, fazer a ginástica laboral ou alongamentos ao longo do dia estimula o movimento do corpo e evita o sedentarismo, a fadiga e o estresse.