Início » Governo do Amazonas participa de reunião com ministro da Casa Civil sobre oportunidades de investimentos
Amazonas Economia

Governo do Amazonas participa de reunião com ministro da Casa Civil sobre oportunidades de investimentos

Conclusão de obras será prioridade da atuação junto ao governo federal

Conclusão de obras será prioridade da atuação junto ao governo federal

O Governo do Amazonas esteve reunido, nesta terça-feira (31/01), com representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos 27 estados e do Distrito Federal. O objetivo do encontro foi a discussão de oportunidades de investimentos para o Estado e Municípios, em especial, voltado à conclusão de obras públicas.

No dia 27 de janeiro, o governador Wilson Lima esteve em Brasília, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros governadores. Na oportunidade,  os governos estaduais e consórcios regionais listaram suas principais demandas, para que possam constar no Plano de Investimentos do Governo Federal.

Na ocasião, Wilson Lima pontuou as questões da trafegabilidade da BR-319, a proteção do modelo econômico Zona Franca de Manaus e a situação de desmatamento no sul do estado. Em todas essas demandas, Lima garantiu que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para um caminho de diálogo.

A reunião desta terça-feira (31/01) ocorreu em desdobramento da agenda iniciada em Brasília. Ficou alinhado que o plano trabalhará, em um primeiro momento, voltado a dar celeridade à conclusão de obras públicas, conforme destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que participou do encontro representando o Governo do Amazonas.

“Esse encontro é de extrema importância para que os Estados e os Consórcios Regionais dialoguem, de forma efetiva, com o Governo Federal. É uma abertura para a construção conjunta de propostas que, conforme prevê o planejamento inicial da presidência, irá incluir primeiramente investimentos para obras estruturantes nos Estados e Municípios”, pontuou.

O Plano de Investimentos do Governo Federal tem como diretrizes a retomada de obras paradas e a finalização das que ainda se encontram em andamento; a promoção da integração e redução das desigualdades regionais; a priorização de investimentos que contribuam para a transição ecológica e a integração do investimento em infraestrutura ao processo de reindustrialização.

Desta forma, no Amazonas devem ser priorizados investimentos de infraestrutura de rodovias federais – entre elas a BR-230, BR-174, BR-307 e a BR-319 – e hidrovias, como a do Rio Madeira, com intervenções que permitam maior segurança na trafegabilidade. Em nível local, o Estado também vai apresentar uma proposta para reestruturação da área portuária da Manaus Moderna. O Estado também vai pleitear a priorização do Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) entre as agendas.