Início » Caio André ouve demandas de movimentos e entidades da capoeira durante audiência pública
Política

Caio André ouve demandas de movimentos e entidades da capoeira durante audiência pública

Objetivo é fortalecer a modalidade aliada à educação

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Vereador Caio André (Podemos), ouviu demandas do movimento capoeirista de Manaus na tarde desta segunda-feira (07/08), durante audiência pública. De propositura do próprio presidente, que dirigiu toda a sessão, a audiência contou com representantes do Ministério Público e da Federação Amazonense de Capoeira (FAC), o que possibilitou elencar diversos pedidos do movimento. 

O parlamentar destaca que o objetivo é fortalecer a modalidade aliada à educação, conforme o Projeto de Lei (PL) de sua autoria 402/2022.

Ao ouvir atentamente às sugestões e pedidos dos mestres da modalidade e seus representantes, o vereador destacou o olhar de sua propositura.

“Nosso projeto destaca o caráter educacional e formativo da capoeira e suas manifestações culturais e esportivas, além de permitir a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica, sejam públicos ou privados”, destacou o presidente da CMM.

Caio André reforça a importância da discussão sobre ter a capoeira no ambiente escolar, mas, para isso, ressalta a necessidade do fomento.

“O que visamos com esse projeto é colocar a capoeira como um importante instrumento educacional dentro das escolas municipais públicas ou privadas, e a partir disso, auxiliar na educação e na cultura. Mas nós também queremos ajudar a fomentar a prática da capoeira na cidade de Manaus, e para isso, se faz necessário aporte financeiro, emendas e estamos trabalhando em busca disso”, completou.

Para Julia Vargas, mestra em Capoeira e Diretora Técnica da Confederação Brasileira da modalidade, a audiência foi importante para o movimento.

“Para nós é muito positivo esse abraço que o que o vereador tem feito para a nossa modalidade e nossa cultura. Nós precisamos ocupar esses espaços. O primeiro passo foi dado e é importante que todos tenham essa visão de participação, e que entendam a nossa luta, a peleja que enfrentamos todos os dias. Esperamos que tudo o que foi dito aqui seja motivo de soma e que consigamos continuar a contribuir com a capoeira”, disse Julia.

O PL 402/2022 dispõe sobre a capoeira como uma manifestação cultural e esportiva. O projeto incentiva a celebração de parcerias para o ensino da prática nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados.