Início » Deputado Saullo Vianna celebra integração de Parintins ao Sistema Interligado Nacional em evento com presidente Lula
Política

Deputado Saullo Vianna celebra integração de Parintins ao Sistema Interligado Nacional em evento com presidente Lula

O deputado federal Saullo Vianna (UB-AM) esteve na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (04), em Parintins, onde anunciou a retomada do Programa Luz para Todos e fez uma série de anúncios importantes o estado do Amazonas.

Dentre eles, a integração do município de Parintins ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), por meio do Linhão de Tucuruí, e que vai garantir energia elétrica de qualidade à população.

Após 20 anos de espera, as cidades de Parintins, Itacoatiara e Juruti (PA), estão conectadas ao SIN, tendo assim, acesso à energia elétrica gerada por fontes limpas e renováveis. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira participou da inauguração junto ao presidente Lula.

Saullo, que tem raízes no município do Baixo Amazonas, ressaltou os anúncios feitos pelo presidente Lula como grandes conquistas para o futuro e desenvolvimento do estado. “Vivemos um dia histórico hoje em Parintins. A retomada do Programa Luz para Todos e o lançamento do Programa Descarbonização da Amazônia, que até 2030 pretende reduzir consideravelmente o uso de combustíveis não-renováveis para geração de energia elétrica limpa, sem dúvida, são ações que pretendem preservar nossa floresta dando condições dignas para quem tanto na zona rural quanto na zona urbana”, declarou Saullo.

Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade dependia de uma usina termelétrica movida a óleo diesel, que consumia cerca de 45 milhões de litros desse combustível anualmente. Além dos impactos ambientais, a geração de energia por meio dessa matriz térmica também causava poluição sonora e lançava fuligem no ar, prejudicando a saúde e o sossego dos moradores nos arredores da usina.

O presidente Lula, que na ocasião, recebeu o título de cidadão de Parintins agradeceu o carinho da população após 20 anos da sua última visita ao município. “Voltei para cuidar da Amazônia, temos compromisso com a nossa floresta, mas sobretudo temos compromisso de cuidar do povo que mora aqui. Vamos melhorar a qualidade de vida das famílias preservando nosso patrimônio natural”, enfatizou o mais novo cidadão de Parintins.

Luz para Todos e Descarbonização da Amazônia – O Luz para Todos tem como conceito garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal. O programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

O Programa de Descarbonização da Amazônia pretende adicionar 211 localidades que ainda não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. São cerca de três milhões de consumidores. As soluções oferecidas para conexão desses locais virão prioritariamente de fontes renováveis, como biodiesel, solar, biogás e biomassa. O programa também prevê interligação de transmissão e distribuição de energia e ações de conectividade, levando internet a áreas remotas.