Início » Ações contra Bolsonaro no TSE podem cassar mandatos de 13 congressistas
Destaque Política

Ações contra Bolsonaro no TSE podem cassar mandatos de 13 congressistas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando ações contra o presidente Jair Bolsonaro que podem levar à cassação do mandato de 13 deputados federais e senadores. As ações questionam a conduta do presidente durante as eleições de 2018, em especial o uso de redes sociais para disseminar notícias falsas e fazer ataques a adversários políticos.

Se o TSE decidir pela cassação dos mandatos, os parlamentares serão afastados do cargo e terão seus direitos políticos suspensos por oito anos. A decisão do tribunal será um duro golpe para Bolsonaro, que está em campanha pela reeleição em 2022.São três ações na Corte que apuram supostas irregularidades cometidas durante o processo eleitoral de 2022 e que incluem congressistas como investigados ao lado de Bolsonaro.

Uma eventual condenação pela Corte nesses casos não alteraria a situação de Bolsonaro. O ex-presidente já foi considerado inelegível por oito anos pelo TSE em um processo movido pelo PDT.

O quadro se altera caso haja condenação nas ações que envolvem os parlamentares. Eles poderiam perder o atual mandato e ficar de fora das eleições até 2030, caso o TSE entenda que houve participação nas irregularidades e benefício para suas campanhas.

De CNN Brasil.