Início » Amazonas sedia encontro do Governo Federal que discute políticas para juventude negra
Política

Amazonas sedia encontro do Governo Federal que discute políticas para juventude negra

Iniciativa começou em maio e passará por todas as capitais

Ouvir e discutir políticas públicas que contribuam para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva é o foco da Caravana Participativa, do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral, que chega nesta segunda-feira (31/07) a Manaus. A iniciativa é uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O encontro acontece no Centro de Convenções dos Povos da Amazônia, até a terça-feira (1º/08), a partir das 9h. A ideia é que se formule políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra.

Entre os temas discutidos estão: segurança pública e acesso à justiça; esporte; educação; trabalho, emprego e renda; promoção da saúde; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; e garantia do direito à cidade e valorização dos territórios.

A titular da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa da Sejusc, Camila Reis, explica que jovens de movimentos sociais poderão contribuir com o Plano, e que a Caravana é importante tanto para o Estado quanto para a sociedade civil, pois com isso é possível alinhar as demandas e garantir os direitos da juventude negra.

“Essa proximidade do Ministério, secretarias, juventude e movimento negro colabora para que consigamos garantir que as políticas públicas sejam, de fato, garantidas. E o público fica convidado para participar da elaboração do Plano da Juventude Negra Viva, além das inscrições estarem abertas, no dia teremos credenciamento se a pessoa não conseguir realizar de forma online”, reforça Camila.

O resultado do processo de interação e escuta ativa durante as caravanas subsidiará a construção do Plano Juventude Negra Viva, que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído por meio do Decreto nº 11.444, de 21 de março de 2023.

O GTI visa garantir a transversalidade do Plano Juventude Negra Viva nas políticas públicas federais, e seus desdobramentos nas ações estaduais, por meio da proposição de diretrizes, estratégias orientadoras, ações e medidas que irão compor o Plano.