Início » Abertura da Plástico Brasil reitera necessidade de reindustrialização do país
Brasil Notícias Corporativas

Abertura da Plástico Brasil reitera necessidade de reindustrialização do país

Plástico Brasil 2023 acontece no São Paulo Expo, entre os dias 27 e 31 de março

A cerimônia de abertura da 3ª edição da Feira Internacional do Plástico – Plástico Brasil, que aconteceu no último dia 27, contou com a presença de autoridades e dirigentes de entidades ligadas ao setor. Os convidados presentes na abertura do evento aproveitaram para realizar seus discursos em prol de avanços no setor.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). A feira tem por objetivo apresentar os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do plástico.

“A cidade de São Paulo pode, de alguma maneira, aproveitar esse momento de reflexão sobre o reposicionamento mundial da indústria, que abre uma nova oportunidade gigantesca para o Brasil”, afirmou a secretária municipal de desenvolvimento econômico e trabalho, discursou Aline Cardoso, em fala inaugural na cerimônia.

De acordo com Aline, o Brasil tem que aproveitar o momento positivo e, por meio do apoio e fomento do BNDES, ampliar os seus investimentos e percentuais dedicados à indústria e ao plástico. “O BNDES precisa ter mais dinheiro, melhorar, desburocratizar e facilitar o acesso aos seus recursos, porque sem a inovação e a competitividade na indústria, não apenas o setor, mas o Brasil como um todo perde, inclusive com a falta de geração de empregos, que é algo tão importante para todos nós. É fortalecendo a indústria e a inovação que criaremos uma base sólida do nosso país, com mais justiça social”, reforçou.

O chefe do departamento de indústrias de base extrativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Flávio Morais da Motta, que, na oportunidade, esteve representando o presidente do banco, Aloizio Mercadante, reforçou o compromisso do BNDES com a industrialização brasileira e, para isso, destacou a necessidade de voltar a atuar de forma mais ativa no setor, mobilizando seus diferentes instrumentos para atingir esse objetivo.

“Nossa intenção é retomar o apoio à indústria brasileira em todos os seus elos, desde a geração de energia renovável, passando pela indústria de transformação e chegando às micro, pequenas e médias empresas, tão importante base do desenvolvimento do crescimento e progresso da economia”, destacou Flávio.

Atualmente, o BNDES possui uma ampla gama de produtos para apoio à toda a cadeia produtiva do plástico, da indústria da borracha, e dos fabricantes de máquinas e equipamentos. “Além do atual portfólio de produtos e a expectativa de desenvolvimento de novas soluções financeiras, estamos prontos para apoiar os projetos de inovação, os planos de ampliação e modernização das plantas industriais, com financiamento de longo prazo adequado ao perfil do investimento industrial, estes podendo chegar até o prazo total de 20 anos”, completou Motta, destacando a pressa do BNDES em reindustrializar o país, e as grandes oportunidades de revitalizar a economia brasileira sob novas bases, de forma a torná-la mais verde, digital e inclusiva, contribuindo para enfrentar os desafios da sociedade brasileira.

ABIMAQ

Reforçando a atuação da ABIMAQ em prol da redução do Custo Brasil e o apoio às reformas, como a tributária e a administrativa, Gino Paulucci Júnior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, entidade realizadora da feira, abordou a necessidade de eliminação desses entraves que contribuem para a redução dos investimentos e da insegurança jurídica. “As aprovações das reformas contribuirão para a melhoria da competitividade, crescimento e desenvolvimento da economia”.

Na sequência, o presidente da CSMAIP – Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Amilton Mainard, pontuou as importantes inovações e as tecnologias 4.0 apresentadas durante a feira.

Uma oportunidade de encontrar as mais variadas aplicações do material, debatendo com todos os profissionais que compõem o setor a contribuição de cada um nas discussões ambientais, tendo o plástico como agente ativo no aprimoramento do processo sustentável na educação da sociedade para o descarte adequado e no fortalecimento da chamada economia circular, destacaram os porta-vozes da ABIMAQ.

Nicholas Owen, CEO da Informa Markets, reforçou o destaque do setor como fonte geradora de empregos e as novas tecnologias e soluções para transformação do plástico, setor de inúmeros processos produtivos que tem como foco o aumento de sua eficácia.

Presidente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), José Ricardo Roriz Coelho, pontuou como fundamental o setor do plástico, que agrega valor na economia. Embalando produtos da cesta básica em aplicações médicas, construção, automóveis, alimentos, agricultura em tubos de saneamento, drone e até em aeronaves, o plástico tem uma correlação de 95% do PIB brasileiro. “É um setor muito versátil, que fornece soluções para toda a sociedade brasileira. A questão ambiental e a imagem do plástico são desafios que nossa indústria precisa encarar, trazendo à mesa soluções propositivas, representando oportunidades que podem se converter em vantagens competitivas importantes para as empresas nesse processo de industrialização verde”, concluiu Coelho.

Para o diretor-presidente da EMBRAPII, Igor Nazareth, o evento, que envolve a inserção de novas tecnologias e novos produtos que estão no mercado, reforça o papel da instituição, que tem como objetivo apoiar a inovação nas empresas e o desenvolvimento tecnológico de todos esses processos.

O superintendente regional do trabalho no estado de São Paulo, Marco Antonio Melchior, que representou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, frisou o papel da ABIMAQ como agente construtor de novos negócios, geração de empregos e principalmente, sobre as novas tecnologias e cuidado com o meio ambiente.