Início » Lula e Lira conversam por telefone sobre reforma ministerial
Política

Lula e Lira conversam por telefone sobre reforma ministerial

11/01/2023REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), nesta quarta-feira (26), para uma primeira conversa informal sobre a entrada do Centrão no governo.

Aliados dos dois personagens relatam que não houve menção explícita a nomes nem espaços, mas que Lula deixou nas entrelinhas que resolveria o assunto em breve.

A conversa foi vista como um passo importante para a concretização da reforma ministerial, que é uma das prioridades do governo de Lula. O Centrão é um bloco político que tem 15 partidos e é considerado fundamental para a governabilidade do presidente.

A entrada do Centrão no governo é uma forma de Lula ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional. O bloco político é alinhado ao presidente e pode ajudar a aprovar as reformas que ele pretende implementar.

A reforma ministerial ainda está em fase de discussão e é possível que haja mudanças nas últimas semanas. No entanto, a conversa entre Lula e Lira é um sinal de que a reforma está avançando e deve ser concluída em breve.

A expectativa é por um encontro já na próxima semana, com retorno do presidente da Câmara dos Deputados à Brasília.

A despeito das especulações sobre os espaços e os indicados pelo PP e Republicanos ao governo, Arthur Lira costuma repetir que “não se impõe nome nenhum nem ministério”, e que essa é uma decisão do presidente da República.

Lula e Lira também dividiram impressões sobre a saúde de cada um. O presidente da República passou por um procedimento para diminuir as dores no quadril, em razão da artrose na região. Ele deverá ser submetido a uma cirurgia em outubro.

Já Arthur Lira precisou, recentemente, recorrer a médicos em São Paulo por conta de dores na coluna.

De CNN Brasil.