Início » Alimentação saudável para crianças precisa ser praticada dentro e fora das escolas
Saúde

Alimentação saudável para crianças precisa ser praticada dentro e fora das escolas

Os hábitos saudáveis devem ser introduzidos na vida de crianças e adolescentes a partir da parceria entre responsáveis e os profissionais do ambiente escolar, conforme destaca nutricionistas da Sapore, multinacional especializada em alimentação e facilities  

A alimentação saudável é um assunto que tem ganhado cada vez mais adesão das empresas, instituições, mídia e da população em geral. A ideia da incorporação de uma dieta equilibrada no dia a dia perpassa fatores como faixa etária. Mas é na infância e na adolescência que a atenção deve ser redobrada, já que o período é marcado pelo desenvolvimento cognitivo. As escolas cumprem um papel essencial nesse processo, uma vez que os estudantes passam boa parte do seu tempo em suas instalações.

A concepção de alimentação saudável no ambiente escolar é uma das preocupações da Sapore, multinacional especializada em alimentação e facilities. A companhia atende diversas escolas e implementou em todas as unidades um cardápio saudável e equilibrado, livre de frituras e alimentos processados. A adesão às práticas saudáveis cumpre o papel de auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Segundo Camila Serrano, nutricionista da Sapore, a adesão de refeições saudáveis deve ser realizada em parceria com os responsáveis do aluno. “Oferecer opções mais nutritivas e saudáveis deve ser uma extensão do comportamento adotado em casa. É fundamental que o colégio tenha essa preocupação, mas a criança ou adolescente ao retornarem ao ambiente familiar precisam manter o rigor com as refeições”, explica.

Um dos fatores apontados pela especialista é a dificuldade dos familiares em introduzirem e manterem os hábitos saudáveis no cotidiano das crianças e adolescentes. “É fundamental que os responsáveis adaptem as receitas para opções livres de frituras, com preferência para produtos feitos com farinha integral, com menos gordura, açúcar e sódio. Incorporar às lancheiras o suco natural, de preferência de goiaba, abacaxi, acerola e manga, já que são polpas que retém vitaminas por mais tempo, além de frutas variadas e alimentos leves, deve ser uma preocupação consta”, orienta Camila.

“A companhia disponibiliza nas unidades escolares em que atua os lanches saudáveis, que os pais podem contratar, de acordo com a necessidade do estudante. Neste sentido, a lancheira será substituída de forma segura”, explica a especialista, que ressaltou o papel da companhia não só na implantação das refeições, mas também na educação dos públicos de interesse. “A Sapore realiza frequentemente workshops, oficinas e palestras sobre a temática com o objetivo de alertar sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis”, finaliza.

Projeto Clubinho: uma nutrição divertida

O Clubinho é um projeto voltado aos alunos das escolas atendidas pela Sapore. Nele, os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades para incentivar as boas escolhas alimentares. A iniciativa oferece ações personalizadas de educação nutricional para todas as faixas etárias, como pintura, interação em forro de bandeja, gincanas sensoriais, jogos simbólicos, brincadeiras, além de outros eventos que fazem parte do calendário nutritivo dos alunos, como o Dia do Piquenique.

Para elaboração das atividades, as nutricionistas da companhia, junto aos profissionais multidisciplinares dos colégios, fazem a montagem dos cardápios e usam a criatividade como ferramenta para desenvolver estratégias voltadas ao bem-estar dos estudantes, considerando o conceito pedagógico de cada ambiente.

Sobre a Sapore 

Fundada em 1992, a Sapore é a primeira multinacional genuinamente brasileira de alimentação e facilities. Atualmente, atende mais de 1.300 unidades operacionais por todo o país e conta com cerca de 16 mil colaboradores em seu ecossistema, que engloba o food service e facilities. A empresa se destaca por sua atuação em clientes de diferentes segmentos, como Educação, SaúdeBases remotas, eventos, varejo e corporativo, nos mais diversos ramos e portes. A Sapore também expandiu sua atuação atuando com serviços de facilities em todos os segmentos e com a venda de pratos prontos e monoporções para o Varejo, por meio da marca Sapore INBox e a linha gourmet desenvolvida em parceria com o oitavo melhor chef do mundo, Alex Atala. Saiba mais em: sapore.com.br