Início » Conheça os benefícios de inserir o ácido hialurônico na rotina de cuidados com a pele
Saúde

Conheça os benefícios de inserir o ácido hialurônico na rotina de cuidados com a pele

O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo nosso corpo e é composto por propriedades que hidratam e estimulam o colágeno, mas que com o passar do tempo precisam ser repostas por meio de tratamentos, já que sua produção diminui conforme envelhecemos. Além de ser reconhecido no mundo todo devido aos seus benefícios para a pele, ele também é bastante recomendado por dermatologistas para harmonizar os traços do rosto, minimizar marcas de acne e retardar os sinais do envelhecimento, já que uma pele sem hidratação tem mais probabilidade de apresentar tais sinais precocemente.  

Por ser uma molécula capaz de reter uma grande quantidade de água, um dos seus pontos fortes é a hidratação da pele, ajudando a restaurar a barreira cutânea e a integridade das fibras de elastina e colágeno, melhorando a firmeza, textura e elasticidade. Esse ativo atua também na proteção contra os radicais livres, principalmente aqueles originados pela radiação solar, e por conta disso pode ser encontrado na formulação de alguns protetores solares, ajudando a combater os efeitos nocivos dos raios UV. 

Os tratamentos com esse ativo normalmente podem ser feitos por todos, já que o mesmo também é encontrado em forma de suplemento e raramente apresenta algum tipo de efeito colateral. Segundo Andrea Biazatti, professora do curso de estética da UNINASSAU Recife, campus Caxangá, a etapa ideal na rotina de cuidados com a pele para se incluir o ácido hialurônico é na de hidratação, pois a deixa preparada para as próximas etapas. “Além da pele, é importante salientar que os benefícios desse ácido são amplos e podem se estender, por exemplo, para os cabelos, penetrando na fibra capilar e reconstruindo toda a estrutura, deixando os fios mais saudáveis e eliminando o aspecto de ressecado. Nas unhas também é possível notar mudanças, trazendo mais resistência e melhorando a tonalidade e uniformidade”. 

No Brasil, o uso do ácido hialurônico em procedimentos dérmicos injetáveis é aprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e muito procurado por pessoas que buscam compensar as perdas relacionadas a idade. “Utiliza-se a forma injetável para o preenchimento superficial da pele, como em rugas finas, sulcos e linhas de expressão normalmente ao redor dos olhos, canto da boca, e testa, assim como no aumento dos lábios e bochechas. Os déficits de volume no rosto e corpo serão avaliados por um profissional capacitado e só então, se necessário, será feita a aplicação”, explica a esteticista.