Início » Tatuagens podem ser realizadas com diferentes técnicas
Notícias Corporativas

Tatuagens podem ser realizadas com diferentes técnicas

O setor tem expressado crescimento nos últimos anos. Especialista em tatuagens hiper-realistas explica técnica e comenta o cenário promissor para artistas da área.

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto alemão Dalia, mais de 30% da população brasileira é tatuada e 75% têm mais de uma tatuagem. O levantamento também mostra que o Brasil ocupa a nona posição entre as nações onde mais pessoas se tatuam. As cinco primeiras posições são ocupadas por Itália, Suécia, Estados Unidos, Argentina e Austrália, locais onde o percentual da população com tatuagens varia de 40% a 5

Quando se fala na escolha por desenhos e técnicas, atualmente, existem inúmeras abordagens que definem os estilos de cada desenho, como as old school, minimalista, aquarela, maori, entre muitas outras. Dentre as mais conhecidas, estão as tatuagens hiper realistas, que consistem na reprodução de desenhos ou imagens de forma extremamente detalhada e realista.

Especializado no estilo hiper-realista, o tatuador Heitor Eduardo Agostinho acredita que, com a demanda, há uma constante evolução de novas técnicas. “A tatuagem vem se tornando cada vez mais uma forma popular de expressão artística, seja para expressar memórias importantes ou simplesmente pelo desejo de expressar sentimentos e ideias no corpo”, explica o artista.

Heitor acredita que a demanda por essa técnica em especial é alimentada pela busca pela autenticidade. “As pessoas desejam expressar suas histórias de maneira visualmente impactante e o hiper-realismo oferece uma plataforma onde as tatuagens transcendem a arte convencional, tornando-se uma extensão viva das emoções e experiências de cada pessoa”, analisa.

A abertura de novos estúdios de tatuagem no Brasil também tem se mostrado constante nos últimos anos. Uma publicação do SEBRAE destacou que a categoria de Microempreendedor Individual (MEI) é o principal caminho escolhido pelos profissionais de tatuagem e body piercing. A instituição ainda contabilizou que, de 2019 a 2022, o número de novos estúdios de tatuagem e piercing cresceu 35%.

À medida que as diferentes técnicas  continuam a conquistar adeptos, o artista enfatiza que o futuro parece promissor. “Estamos presenciando não apenas uma tendência, mas a consolidação de uma forma de arte que veio para ficar”, finaliza.

Sobre o artista

Heitor possui cerca de 15 anos de experiência na área de tatuagem e se especializou na técnica hiper-realista desde o começo da carreira. No currículo, conta com quatro cursos de especialização, realizados com artistas renomados. Há dois anos, o artista atua no Tetinu Tattoo Studio, localizado na Ilha de Malta, no sul da Europa.