Início » Empresas e personalidades recebem prêmio por práticas ESG
Notícias Corporativas

Empresas e personalidades recebem prêmio por práticas ESG

A cerimônia aconteceu no Circolo Italiano, em São Paulo, e enalteceu projetos ligados à sustentabilidade.

O IRES – Instituto de Responsabilidade Socioambiental da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – premiou as organizações que mais se comprometeram com as melhores práticas de sustentabilidade e das dimensões ESG. Ao todo, 10 empresas foram premiadas, além de outros 3 destaques sociais e da entrega do prêmio “Personalidade Público Socioambiental”, ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.  A cerimônia foi realizada no Salão do Circolo Italiano, localizado no Edifício Itália, em São Paulo.

Receberam a distinção do IRES por suas práticas sustentáveis e sociambientais: Green 4T, que atua em soluções de tecnologia e infraestrutura digital; Associação Comercial de São Paulo; Predilecta Alimentos, Eneva, operadora de gás natural; a indústria metalúrgica Barga Brasil, JOG Engenharia, Renault, Hospital Albert Einstein, Ifood e MBIGUCCI Construtora. o Instituto Amor em Mechas, organização sem fins lucrativos que arrecada mechas de cabelos para gerar perucas que são doadas para pacientes da quimioterapia ou alopecia; e Rádio Alpha FM foram homenageadas por suas ações de voluntariado e doação, com o Destaque Social.

“Estamos vivendo momentos disruptivos em que os eventos extremos chamam atenção e as mudanças climáticas demonstram uma necessidade absolutamente urgente de tomarmos medidas compensatórias, por isso, é necessário fazermos e nossa parte. E hoje a ADVB vem para premiar empresas e pessoas que estão ligadas e conectadas ao tema”, salientou o presidente Miguel Ignatios.

O prefeito Ricardo Nunes, homenageado com o prêmio Personalidade Público Socioambiental, ressaltou em sua fala os trabalhos realizados pela Secretaria Especial de Mudanças Climáticas, com ações como os jardins de chuva; e os trabalhos com pessoas em situação de rua, dentre outros e o fato de São Paulo ser a única cidade do país a ter uma Secretaria de Mudanças Climáticas. “Tenho muita coisa para falar e é uma alegria receber o prêmio TOP Sustentabilidade da ADVB. Porque o tempo todo tem sido feito um trabalho muito importante, que é exemplo para o Brasil e para o mundo”.

O prefeito salientou sobre o trabalho de preservação ambiental realizado pela prefeitura. “Estamos dentro de uma área de preservação ambiental e temos 48% de área de cobertura ambiental monitorada. Neste ano, chegamos a 54,15% da área de cobertura ambiental. Nós participamos do C40, que une as prefeituras das grandes cidades do mundo e a meta da cidade, é que as cidades atinjam 30% de área de cobertura vegetal e sempre que vou nas reuniões dos prefeitos, faço questão de levantar a mão e registrar os nossos números”, afirmou.

E também pontuou sobre a troca da frota de ônibus. “Estamos fazendo a substituição dos ônibus, a cidade de São Paulo, que tem 12 mil ônibus, 62% dos veículos que circulam pela cidade emitem dióxido de carbono, 7 milhões de veículos, 1,1 milhão de motos, e metade dessa emissão de dióxido de carbono são provenientes dos veículos a diesel, principalmente de todos os veículos de transporte coletivo a diesel. Até o final do ano teremos mais de 2 mil ônibus elétricos”. Além do prefeito os representantes das empresas premiadas pontuaram sobre os projetos premiados.

PESQUISA

Realizada pelo IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, a 15ª edição da Pesquisa Nacional sobre Sustentabilidade nas Organizações e aplicação das dimensões ESG, apontou que 97,3% das organizações pesquisadas têm a sustentabilidade integrada à sua visão estratégica. Dentre elas, 73% das organizações desenvolvem ações sociais e ambientais. Tendo como beneficiários dos projetos de sustentabilidade, 64,9% a comunidade em geral e 54,1% os jovens.

Além disso, o estudo apontou também que 78,4% das empresas sinalizaram a adoção de práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente e passaram a reciclar seus resíduos. Dentre elas, 24,3% compensam com plantio de árvores e utilização de créditos de carbono.