Início » Policlínicas da SES-AM fortalecem campanha ‘Março Lilás’ junto a servidores e população
Geral

Policlínicas da SES-AM fortalecem campanha ‘Março Lilás’ junto a servidores e população

Unidades realizaram palestras sobre autoestima e combate à violência contra a mulher, além de atendimentos com diversos profissionais da saúde, para servidores e público em geral

Qualidade de vida e prevenção. Neste Dia Internacional da Mulher (08/03), as policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promoveram ações para o fortalecimento da campanha “Março Lilás”, para o combate e prevenção ao câncer do colo uterino. Esse foi o caso do SPA e Policlínica Danilo Corrêa, no bairro Cidade Nova, zona norte, que disponibilizou serviços para as servidoras e pacientes com o projeto “Cuidando de quem cuida”.

Na unidade, estão sendo oferecidos, ao longo da semana, os serviços de estética, escuta social sobre prevenção à violência doméstica, fisioterapia, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, vacinação contra hepatite, febre amarela e tétano, para as mulheres e profissionais da unidade.

Conforme a diretora da unidade, Simone Mendes, o projeto, que foi criado em 2021, tem o intuito de ajudar as colaboradoras a terem acesso aos serviços médicos, em razão da rotina profissional nas unidades de saúde.

“Começamos a semana trazendo vários serviços que não são ofertados em nossa unidade porque fazem parte da atenção primária como preventivo, vacinas, massoterapia, entre outros, para nossas funcionárias e pacientes. E isso faz parte do nosso projeto que foi criado em 2021, que é o “Cuidado de quem Cuida”, porque, muitas das vezes, os profissionais da saúde não têm como fazer um preventivo devido aos plantões”, explicou.

A fisioterapeuta Mariana Rebouças destacou a importância da mobilização para a saúde feminina. “É importante para nós, que cuidamos das pessoas, ter esse momento de se cuidar também.  Nossa preocupação mesmo foi dedicar esse tempo para as mulheres porque nós merecemos”, disse.

Quem também participou da ação foi a dona de casa Maria Miracelma, 56, que faz tratamento de diabete na Policlínica. Ela disse que se sentiu feliz pelo serviço de estética oferecido na unidade. “Me senti muito importante, alegre e bonita. Foi muito importante a unidade oferecer esse serviço, nesse dia especial. Digo para que todas as mulheres se cuidem mais, tanto na beleza quanto na saúde também”, declarou.

Mais serviços

As Policlínicas Codajás, Antônio Aleixo, Zeno Lanzine e Gilberto Mestrinho incluíram nas programações palestras educativas, panfletagem com orientação sobre o “Março Lilás”, mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Além da realização de palestras sobre autoestima e combate à violência contra a mulher, e atendimentos com diversos profissionais da saúde, para servidores e público em geral.

A Policlínica Zeno Lanzine realizará um mutirão no sábado (11/03), com intensificação nas áreas de psiquiatria, gastroenterologia, urologia, proctologia, mastologia, cirurgia geral e exames de eletrocardiograma com laudo. 

A programação da Policlínica Antônio Aleixo realizou ações sobre saúde bucal, enquanto a Policlínica Codajás disponibilizou exames preventivos, massagem, testes rápidos e outros serviços para o público e servidores. A Policlínica Gilberto Mestrinho trouxe de temas pertinentes à saúde e cuidados íntimos da mulher, conscientização do câncer de colo uterino, preventivo e saúde íntima da mulher, além de confecção e distribuição de folders e vídeos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.