Início » Mais empresas brasileiras estão recorrendo às nuvens híbridas para obter auxílio
Notícias Corporativas

Mais empresas brasileiras estão recorrendo às nuvens híbridas para obter auxílio

Bancos e empresas de serviços financeiros são os principais impulsionadores da adoção híbrida e multicloud no Brasil, diz o relatório ISG Provider Lens™

Diante do duplo desafio de fornecer maior conectividade e segurança de data centers locais, um número crescente de empresas no Brasil está adotando arquiteturas híbridas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services 2023 para o Brasil revela que as empresas brasileiras estão se voltando para plataformas de hospedagem gerenciadas que oferecem uma experiência semelhanteànuvem, juntamente com tecnologia robusta e hiperconectividadeànuvem pública. Uma expectativa crescente de hiperconectividade de clientes e empresas levou a uma alteração na arquitetura híbrida, diz o relatório do ISG.

“Mais fornecedores de serviços brasileiros estão entrando no mercado de hospedagem gerenciada”, disse Bernie Hoecker, sócio, líder de transformação de nuvem corporative da ISG. “Aqueles que estão focados em serviços de nuvem privada estão mostrando um crescimento mais robusto do que aqueles focados em serviços de nuvem pública.”

De acordo com o relatório do ISG, muitas empresas que migraram para a nuvem pública com pressa de reduzir custos perceberam posteriormente que algumas cargas de trabalho poderiam ser processadas com mais eficiência em ambientes de hospedagem ou colocation. Do ponto de vista empresarial, há vários motivos para mudar de nuvens públicas para nuvens privadas, principalmente para empresas no Brasil, diz o relatório do ISG.

Enquanto as nuvens públicas são precificadas em dólares e estão alinhadas com os custos globais de infraestrutura, a hospedagem gerenciada é precificada em reais e está alinhada com os custos incorridos no Brasil. Uma mudança na paridade da moeda de 2020 para 2022 criou uma diferença de preço que tornou a hospedagem gerenciada mais competitiva no Brasil, diz o ISG.

Adicionalmente, de acordo com o relatório do ISG, a nuvem pública usa um modelo de preços granular que facilita o gasto excessivo, enquanto uma plataforma gerenciada oferece esquemas de preços simplificados que são mais fáceis de entender e controlar. Por fim, as preocupações com a soberania de dados, controle de acesso a dados, privacidade e conformidade são mais prontamente abordadas no ambiente de hospedagem gerenciada, diz o relatório do ISG.

“As nuvens híbridas podem realmente oferecer o melhor dos dois mundos”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “Eles permitem que as empresas aproveitem os recursos das plataformas de nuvem pública sem a necessidade de transferir todos os seus dados para um data center de terceiros.”

O relatório também examina como mais fornecedores estão oferecendo AIOps e FinOps nas nuvens para integrar automação e controle financeiro em uma única plataforma.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services para o Brasil avalia as capacidades de 43 fornecedores em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting e Colocation Services.

O relatório nomeia Edge UOL e Equinix como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Kyndryl, Matrix, TIVIT e T-Systems são apontadas como Líderes em dois quadrantes cada. Accenture, Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, EVEO, HostDime, Logicalis, Nextios, Scala Data Centers, Skymail, Under e Wipro são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, inovTI, Takoda e V8.Tech são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição da ISG — em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Ascenty, DataEnv, EVEO, inovTI, Scala Data Centers, Skymail, Takoda e Under.

O relatório ISG Provider Lens™ Private/Hybrid Cloud – Data Center Services 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Contatos para Imprensa:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE