Início » Steel Frame viabiliza construção de cidades sustentáveis
Notícias Corporativas

Steel Frame viabiliza construção de cidades sustentáveis

Por ter impacto ambiental menor do que a construção úmida, a tecnologia vem sendo uma grande aliada do setor

Recentemente, a Bright Cities realizou um levantamento sobre quais são as cidades e estados mais sustentáveis do Brasil. O ranking considera aspectos positivos e indica as melhorias para torná-las mais sustentáveis. Neste ponto, destacam-se as construções civis. 

Segundo o estudo, para que uma obra seja considerada sustentável, ela deve cumprir alguns requisitos, como por exemplo, ser projetada para limitar o uso de recursos naturais e combustíveis fósseis, ter utilização desses recursos minimizadas durante todas as etapas e possuir componentes reutilizáveis ou recicláveis no fim do ciclo de vida.

No entanto, nem sempre é fácil cumprir estes requisitos. Sendo assim, a Barbieri do Brasil, que atua na fabricação de perfis de aço galvanizado, aponta a utilização do sistema steel framing como um caminho alternativo para obras sustentáveis e de impacto ambiental menor do que a tradicional construção úmida. Segundo André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da empresa, por ser construída de maneira única, a tecnologia oferece um espaço entre os montantes, que serve para incluir isoladores térmicos, além de evitar aumentar a espessura da parede, os isoladores também diminuem o gasto de energia. “O conceito de cidades sustentáveis se torna mais próximo da realidade com o uso do Steel Frame na construção civil”, complementa. 

Ainda de acordo com Rossi, no Steel Frame, o uso de água é praticamente nulo e o consumo energético ao longo do tempo é baixo. “O que se observa é que esses e outros fatores influenciam para que as obras nesse sistema tenham uma pegada de carbono significativamente menor do que as outras e maior eficiência energética. Dessa forma, a tecnologia tem grande contribuição para o avanço de cidades ou comunidades sustentáveis”, finaliza.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à produção de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.