Início » Sai resultado do concurso de bolsas de estudo do Centec; confira os aprovados
Educação

Sai resultado do concurso de bolsas de estudo do Centec; confira os aprovados

O Centro de Ensino Técnico (Centec) divulgou, na manhã desta segunda-feira (24), o resultado do seu concurso de bolsas de estudos 2023. A prova aconteceu ontem (23) e contou com 208 inscritos. Participaram tanto candidatos de fora quanto da própria instituição. Esta é a quarta edição do certame e os 144 classificados podem escolher um entre 35 cursos que a escola oferece, entre auxiliares, técnicos, especializações técnicas.

O estudante Eduardo Medeiros, 21, iniciou no começo deste mês o curso técnico em Enfermagem no Centec. Ele se inscreveu no concurso com objetivo de alcançar uma boa pontuação e conseguir uma bolsa para dar seguimento aos estudos de forma gratuita. A estratégia deu certo, pois ele ficou em terceiro lugar, garantindo 100% de desconto para todo o curso.

“Nem estou acreditando. Eu descobri sobre o concurso assim que entrei no Centec. Dei uma revisada bem razoável sobre os assuntos do edital. Era um grande objetivo conseguir essa bolsa, porque eu tinha medo de ficar ‘sugando’ as pessoas que iriam me ajudar a pagar o curso. Eu já estava me esforçando bastante nas aulas e agora vou abraçar ainda mais essa oportunidade”, comenta o jovem.

Além dele, que ficou em terceiro lugar, os estudantes Marcelo da Silva Bentes e Bertrand Aron Vibert Franceschi, na segunda e primeira colocação, respectivamente, obtiveram a bolsa de 100%. Os participantes que ficaram entre a 4ª a 6ª posição ganharam bolsas de 50%; e os da 7ª até a 10ª posição, 30%. Já os inscritos que não são alunos da escola e não zeraram a prova ganharam 15% de desconto a partir da 11ª colocação.

Confiança
Quem já participou de algum concurso sabe que o processo pode causar bastante ansiedade, especialmente no dia da prova. Pensando nisso, o Centec preparou uma recepção especial para os candidatos que compareceram à instituição para fazer a avaliação.
Após concluírem o exame, os participantes tinham à disposição serviço gratuito de massagem, pensado para aliviar a tensão pós-certame. Além disso, ganharam chocolates e até picolé para se refrescar antes de ‘enfrentar’ o sol de Manaus, ao deixar a escola.
A auxiliar administrativa Andreia Souza disse que se sentiu muito mais confiante e tranquila ao participar do concurso. “Desde a entrada do candidato, a receptividade de toda a coordenação é muito boa. É a primeira vez que vejo uma iniciativa dessa, fazer massagem, tirar foto com as mascotes da escola e ganhar um picolé”, comenta. Ela ficou na 58ª posição e garantiu um desconto de 15% para o curso desejado: técnico em Farmácia.

Ação social
A diretora técnica e pedagógica, Eliana Cássia de Souza, ressalta que o concurso de bolsas da escola faz parte do Centec Social, programa filantrópico da instituição. “Procuramos devolver à sociedade aquilo que temos como missão, a formação de profissionais para o mercado de trabalho. Temos essa visão de acolher, de dar oportunidade a quem precisa e não tem condições de pagar um curso. Foi assim que nasceu o concurso de bolsas”, afirma ela.
Além da oportunidade aos candidatos, o certame teve inscrição solidária, onde cada candidato doou um brinquedo (novo ou bem conservado), que será entregue a uma instituição filantrópica. “Nossa intenção ao realizar esta inscrição solidária é utilizar o concurso como oportunidade para arrecadar brinquedos destinados à doação no Dia das Crianças, em outubro. Atualmente, estamos em busca de uma instituição parceira para concluir essa ação”, comenta a diretora-geral do Centec, Driele Cazumba.

Confira a relação geral de classificados no concurso de bolsas do Centec 2023, acessando o site da escola, neste link: https://centec-am.com.br/concurso-de-bolsas-resultado-final/