Início » Após aumento de focos de incêndios, Peixoto pede conscientização da população contra queima de lixo
Política

Após aumento de focos de incêndios, Peixoto pede conscientização da população contra queima de lixo

Segundo os Bombeiros, só no mês de agosto mais de 100 ocorrências foram registradas em áreas de vegetação, na capital

Na data em que se comemora o dia da Amazônia, Manaus teve um dia acinzentado por conta de incêndios em terrenos registrados em vários pontos da cidade, nesta terça-feira (05/09). Pelo menos três ocorrências como essa aconteceram e alertam para o perigo que essas queimadas urbanas podem provocar caso saiam do controle.

O fenômeno é comum nesta época do ano, com o aumento da temperatura ocasionado pelo verão amazônico, só no mês de agosto o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) registrou 130 incêndios em áreas de vegetação, em Manaus. O número impressionante chama a atenção do vereador Peixoto (Agir) que pede o bom senso e a conscientização aos moradores da capital para combater o problema e também evitar possíveis tragédias. 

“Infelizmente nossa cidade convive com esse problema. Todos os anos é comum ver que nos meses do verão, entre agosto e setembro, terrenos no perímetro urbano, com vegetação, pegando fogo. Isso é um perigo enorme para as construções que cercam esses locais pois pode gerar um incêndio sem precedentes, causando fatalidades. Se você mora em um local assim, cercado de vegetação, fique atento a possíveis sinais e a qualquer sinal de fogo, procure os bombeiros”, enfatiza.

Além das elevadas temperaturas registradas, outro fator que aumenta o número de incêndios neste período é o hábito de atear fogo em lixo. A prática é uma tradição na cidade de Manaus, mas é a principal causa dessas ocorrências. De acordo com o Corpo de Bombeiros, bitucas de cigarro arremessadas também contribuem de forma negativa.

“Precisamos conscientizar nossa população sobre os riscos dessa prática de queimar o lixo. Só nesta terça-feira, os bombeiros trabalharam em duas ocorrências em lixeiras viciadas, por que os moradores colocaram fogo no lixo e o incêndio saiu do controle. Felizmente, a corporação agiu rápido e evitou algo maior”, afirmou o vereador.

O parlamentar faz um apelo a população. “Todo morador de Manaus pode colaborar com essa problemática, vamos fazer a nossa parte e ter cuidado. Além de causar uma tragédia, a fumaça das queimadas prejudica a saúde de todos. Vamos agir de maneira correta com o descarte de lixo e fiscalizar locais com propensão a esses incêndios.  Vamos contribuir com a nossa cidade e com a nossa gente”, conclama Peixoto.