Início » ‘Programa Redes’ da Cigás inicia atividades 2023 e visa divulgar a cultura do gás natural
Manaus

‘Programa Redes’ da Cigás inicia atividades 2023 e visa divulgar a cultura do gás natural

Com a participação de grupo de graduandos do curso de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Fametro, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) deu início às atividades deste ano do ‘Programa Redes’. A iniciativa visa disseminar a cultura do gás natural (GN), apresentar as soluções energéticas a partir do combustível adotadas pela Companhia e favorecer a interação com a comunidade acadêmica.

Os alunos participaram de palestras ministradas por especialistas do corpo técnico da Cigás. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento da rede de distribuição de gás natural (RDGN), os procedimentos adotados para a garantia da segurança e outros aspectos relacionados ao serviço oferecido à população pela Companhia, que é responsável pela distribuição e comercialização de GN.

Também foi realizada apresentação voltada diretamente à área de formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer sobre boas práticas adotadas pela Cigás no âmbito da Gestão de Pessoas. Os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. “Os alunos irão se formar no próximo semestre e conheceram na prática o que estudaram na teoria, então, com certeza, essa visita é um ponto positivo para o futuro profissional deles”, disse o professor da instituição de ensino, Ademir Santiago Brasil.

A aluna Shirley Souza destacou o conteúdo abrangente, a abordagem educativa e as orientações aplicáveis à prática profissional na área de seu curso. Também frisou a oportunidade de conhecer melhor sobre a atividade executada pela Cigás.  Para o graduando Gercifran Soares, esse tipo de atividade acadêmica é essencial para conhecer de perto sobre o funcionamento das instituições. Ele ressaltou ainda a importância dos procedimentos de segurança adotados pela Companhia para a garantia da prestação de seu serviço com qualidade.

Além das palestras, os alunos da Fametro visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Cigás, responsável pelo monitoramento permanente da rede de distribuição de gás natural, 24 horas por dia, todos os dias da semana. “O (programa) Redes tem sido um importante meio de promover a interface entre a Cigás e a academia, propiciando o compartilhamento de informações e boas práticas”, destaca o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar.

Como participar

Em 2023, o Redes completa 11 anos. Ao longo desse período, o programa contou com a participação de diversas instituições locais de ensino superior, como a própria Fametro, Universidade Nilton Lins, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro Universitário do Norte (Uninorte), entre outros.

Instituições de ensino interessadas em participar do ‘Programa Redes’ podem enviar a solicitação para a Cigás para o e-mail institucional: comunicacao@cigas-am.com.br, informando sobre o curso interessado em realizar a visitação, quantidade de participantes e objetivo específico com a realização da atividade. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Um roteiro especial é produzido a fim de buscar atender as demandas específicas de cada grupo de alunos.