Início » Plataforma traz trilhas de capacitação para democratizar o ensino da Computação nas escolas
Educação

Plataforma traz trilhas de capacitação para democratizar o ensino da Computação nas escolas

Close-up image of entrepreneur analysing chart of digital tablet

Voltada para a capacitação de educadores em Pensamento Computacional, o Bebras Experience, nova plataforma que será lançada no dia 10 de agostotraz ao universo educacional a possibilidade de trabalhar o Pensamento Computacional a partir de uma abordagem acessível e adaptável, com a aplicação do conteúdo de forma desplugada na sala de aula, sem o uso de computadores ou internet. Com isso, será possível implementar as atividades de PC em qualquer ambiente, permitindo que os alunos aprendam e desenvolvam habilidades digitais, cognitivas e lógicas, essenciais para preparar as crianças e jovens para o presente e futuro.

O lançamento será realizado pela UpMat Educacional, empresa que atua na Educação Básica a partir de conteúdos em Matemática, Computação, raciocínio lógico e estratégias de solução de problemas. De acordo com Cristina Diaz, diretora da UpMat, a ferramenta foi pensada com intuito de facilitar o acesso dos educadores a esses conteúdos.

“O Bebras Experience vai trazer de forma simples, descomplicada e transversal os conteúdos de Pensamento Computacional para as escolas. Todos os professores, de qualquer segmento ou disciplina poderão trabalhar conteúdos interessantes e engajadores em sala de aula, sem precisar de nenhum conhecimento prévio no tema”, explica.

Os conteúdos da plataforma serão disponibilizados no formato de trilhas de capacitação e recursos para aplicação direta em sala de aula. Serão trabalhados desde os conceitos básicos de Pensamento Computacional no Brasil e no mundo, até as habilidades específicas do PC – Decomposição, Abstração, Reconhecimento de Padrões, Pensamento Algorítmico e Avaliação. Nessas trilhas, as habilidades serão trabalhadas partindo de conceitos chave até exemplos de atividades e recursos para aplicar o PC em sala de aula. Os materiais terão diversos formatos, como áudio, vídeo e texto.

Além das trilhas, a aplicação contará ainda com planos de aula para os professores, trazendo recursos didáticos para auxiliar no passo a passo de como ensinar os conteúdos dentro da sala de aula. Segundo Cristina, os materiais foram elaborados por um grupo de professores de vários países do mundo.

“Nós queremos que os professores se sintam prontos e motivados a levar os conteúdos aprendidos na plataforma para a sala de aula desde os primeiros dias da capacitação. Por isso, os conteúdos sugeridos foram amparados na experiência da comunidade internacional Bebras e nas questões e atividades preparadas por esse grupo de professores de vários países do mundo”, afirma.

Por meio do painel de acompanhamento disponibilizado na plataforma, o gestor conseguirá ainda monitorar a ativação do acesso dos professores ao aplicativo e acompanhar as trilhas de aprendizagem que estão sendo realizadas por eles, bem como as atividades disponíveis para aplicação em sala de aula.

A executiva da UpMat afirma ainda que não é necessário possuir nenhuma formação específica em Pensamento Computacional para utilizar a plataforma. “O trabalho com o PC pode ser integrado às outras disciplinas ensinadas na escola e pode estar presente em todas as etapas educacionais a partir dos 8 anos de idade. Sendo assim, organizamos os conteúdos em níveis de dificuldade crescente para que o professor possa ir se aproximando dos conceitos no seu tempo e de acordo com sua disponibilidade”, finaliza.

O Bebras Experience é uma ferramenta que pode ser adquirida por instituições de ensino. O lançamento da plataforma acontece junto à abertura de inscrições para o Desafio Bebras 2023, iniciativa internacional que tem o objetivo de promover a Computação e o Pensamento Computacional entre os estudantes de todas as idades.

Sobre a UpMat Educacional: A UpMat Educacional é uma empresa que atua na Educação Básica a partir de conteúdos em Matemática, Computação, Pensamento Computacional, raciocínio lógico e estratégias de solução de problemas. Com acesso ao que há de mais moderno na Educação Matemática e Computacional do mundo, a companhia ajuda a melhorar a performance de crianças e de jovens de um jeito divertido, diferente e desafiador. Os conteúdos que chegam a centenas de milhares de alunos e de escolas são estruturados em duas iniciativas, sendo elas: Canguru de Matemática Brasil e Desafio Bebras. Além disso, a UpMat faz parte de associações internacionais – Associação Kangourou sans Frontière (França) e Associação Bebras (Lituânia).