Início » Wilson Lima anuncia antecipação do Auxílio Estadual e anistia a produtores rurais
Amazonas

Wilson Lima anuncia antecipação do Auxílio Estadual e anistia a produtores rurais

Novas medidas foram divulgadas pelo Governo do Amazonas, nessa terça-feira

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na tarde da última terça-feira (3) novas medidas para reduzir os prejuízos da estiagem severa que afeta o estado. Entre elas estão a antecipação do Auxílio Estadual Permanente e a anistia de dívidas para pequenos produtores rurais afetados pela seca.

Os anúncios foram feitos após reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, realizada na sede do Governo, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Segundo Wilson Lima, o pagamento do Auxílio Estadual Permanente deste mês será antecipado para esta sexta-feira (6), para beneficiários de todo o estado, tanto da capital quanto do interior.

O governador também anunciou a anistia de dívidas de cerca de R$ 9 milhões para pequenos produtores rurais impactados pela estiagem que têm operação de crédito com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Nós estamos encaminhando para a Assembleia Legislativa uma mensagem para anistiar pequenos produtores que tiveram prejuízos nos municípios em situação de emergência. Estamos calculando que essa anistia deve ser em torno de R$ 9 milhões”, afirmou.

Wilson Lima também informou que o governo do estado já enviou equipes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para a região do Médio Solimões para verificar a questão da mortandade dos botos e realizar ações para combater o problema.

Em Tefé (a 500 quilômetros da capital), mais de 120 botos foram encontrados mortos desde a semana passada em um lago que faz parte do sistema de afluentes do rio Solimões.

Visita do governo federal

Wilson Lima também destacou que nesta quarta-feira (4), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estarão em Manaus para tratar de questões relacionadas à estiagem.

“Nós iremos fazer um sobrevôo sobre a Região Metropolitana de Manaus e iremos visitar uma comunidade afetada pela seca, onde moradores estão com dificuldade de transporte e acesso a alimentos”, disse.

A seca afeta 60 dos 62 municípios do Amazonas, desencadeando desastres ambientais nos rios e problemas graves à população como desabastecimento de alimentos e água potável.