Início » Amazonas presente no maior evento científico da América Latina, em Curitiba 
Educação

Amazonas presente no maior evento científico da América Latina, em Curitiba 

Érico Xavier/ Fapeam

  Estande do Governo do Amazonas integra Sedecti, Fapeam, UEA e Cetam  que apresentam as ações desenvolvidas no estado

As ações desenvolvidas por renomadas instituições do Amazonas, ligadas às áreas de ensino, pesquisa e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), estão sendo apresentadas no maior evento científico da América Latina, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atividade, que ocorre na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, iniciou no domingo (23/7) e segue até o dia 29 de julho.  

O estande do Governo do Amazonas está na maior mostra científica do país a ExpoT&C, aberto para visitação pública, e reúne a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Com temática amazônica, o espaço apresenta o trabalho desenvolvido pelas quatro instituições no estado.  

O secretário interino da Sedecti, Marco Antônio Villela, destaca que a 75ª Reunião Anual da SBPC é uma oportunidade para que o Amazonas possa demonstrar o que está sendo realizado nos institutos de pesquisa, nas universidades, nos laboratórios de grandes empresas e nas agências financiadoras. 

“A participação da Sedecti na 75ª SBPC é importante em virtude da necessidade de acompanhar os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, bem como na ampliação das redes de networking do Governo do Amazonas, com as autoridades, gestores do sistema nacional de CT&I e representantes de sociedades científicas”, declarou Villela. 

Conforme a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, durante a ExpoT&C os visitantes poderão conhecer uma parte do trabalho desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação, no fomento direto à ciência, tecnologia e inovação, como pesquisas apoiadas, ofertas de editais, linhas de ação e investimentos realizados para a área. De 2019 a julho de 2023 já foram aplicados mais de R$ 500 milhões para o setor.   

“Mais um ano a Fundação está presente na SBPC, um evento importante que reúne pesquisadores, estudantes, professores, gestores e instituições de diversas localidades e diferentes áreas. Popularizar e difundir a ciência faz parte das linhas de ação da Fapeam, cujo objetivo é melhorar o acesso ao conhecimento, às tecnologias e beneficiar a sociedade”, enfatizou. 

Márcia Perales disse, ainda, que o público também poderá conferir os Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas, Vol. 1 e Vol. 2. Os documentos reúnem, juntos, 100 pesquisas já concluídas, amparadas pela Fapeam, realizadas no estado. 

Na exposição, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentará diversas iniciativas de pesquisa, ciência e tecnologia que são desenvolvidas nas unidades acadêmicas da capital e do interior do estado. Ao longo da programação, o público presente poderá conhecer projetos de diferentes áreas do conhecimento.  

Entre as pesquisas que serão apresentadas, está o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM), desenvolvido em parceria com outras instituições, sob a coordenação do pesquisador Sérgio Duvoisin Jr. A iniciativa, criada no âmbito do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da universidade (GP-QAT/UEA), tem o objetivo de monitorar a qualidade das águas da bacia hidrográfica amazônica – a mais extensa do mundo. O programa abrange, de forma pioneira, 12 projetos de monitoramento.  

O reitor da UEA, André Zogahib, destaca que a parceria com instituições de tecnologia e ensino é fundamental para que a universidade possa continuar atuando no desenvolvimento da educação na região. 

“Estarmos presentes na SBPC é importante para que pesquisadores de outras regiões possam conhecer o trabalho que desenvolvemos no Norte do país. Como universidade, nosso papel é universalizar o conhecimento e, com o apoio de nossos parceiros, nossas iniciativas serão, cada vez mais, fortalecidas”, disse.  

Já o Cetam apresenta aos visitantes o catálogo dos cursos referente a 2023 de qualificação profissional e técnico/especialização nos formatos presenciais, remotos e Educação a Distância (EaD), destacando as novidades nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como Maker e eixo da indústria 4.0, juntamente com a área da bioeconomia, que envolvem produtos da Amazônia como biojóias e higiene natural à base da flora regional. 

Para a diretora de relações interinstitucionais do Cetam, Laura Águila “eventos que promovem a pesquisa, desenvolvimento e inovação são ótimas oportunidades para compartilhar as boas práticas locais, com destaques ao papel de cada autarquia do Governo seja na parte da capacitação, fomento, pesquisa e políticas públicas visando a melhoria da sociedade” ressaltou.

ExpoT&C 

A ExpoT&C é um dos pontos altos da Reunião da SBPC, que este ano celebra o 30º aniversário. A mostra de ciência e tecnologia reúne expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. 

SBPC

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.  

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. Aberto a todos e gratuito, o evento traz como tema, em 2023, “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, e reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. 

Com informações da assessoria.