Manaus, Manacapuru, Iranduba e Tabatinga estão na lista dos 163 municípios do Brasil com maior índice de mortes violentas intencionais e por conta disso, entraram no radar para ações de combate à violência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A lista foi divulgada, na última quarta-feira (19), no site do Governo Federal.
Com isso, o Amazonas entra como prioridade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem a finalidade de reduzir a criminalidade e promover a cidadania em todo o país.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, o Amazonas foi o estado que teve o maior aumento percentual no índice de mortes violentas entre 2020 e 2021. Conforme o Monitor da Violência- de iniciativa do G1 com Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo- houve crescimento de 54%, considerando crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte nesses dois anos, o total passou de 1.019 para 1.570.
O Pronasci vai atuar em todo o estado, mas vai dar especial atenção às regiões mais vulneráveis à violência. O programa vai investir em ações de repressão, prevenção e cidadania, com o objetivo de reduzir a criminalidade e promover a segurança pública no Amazonas.
Dados atualizados
Em 2022, em comparação com o ano anterior, tiveram alta de mortes violentas intencionais os estados: Acre (21%), Alagoas (4,2%), Mato Grosso (18,9%), Minas Gerais (2,2%), Pará (0,6%), Paraná (7,2%), Pernambuco (1,3%), Piauí (4,5%), Rio Grande do Sul (3,8%), Rondônia (14%), São Paulo (1,3%), e Tocantins (5,5%).
Registraram queda: Amapá (-25%), Amazonas (9,3%), Bahia (-5,9%), Ceará (-9%), Distrito Federal (-10,1%), Espírito Santo (-4,8%), Goiás (-5,6%), Maranhão (-6,5%), Mato Grosso do Sul (-0,2%), Paraíba (-6,9%), Rio de Janeiro (-5,8%), Rio Grande do Norte (-7,7%), Roraima (-18,4%), Santa Catarina (-9%), e Sergipe (-3,9%). Dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta quarta-feira (20).
Sobre o Programa
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi lançado em março de 2023 e segue como um dos principais programas do Governo Federal de prevenção, controle e repressão da criminalidade. As ações estão focadas em 163 municípios brasileiros que concentram 50% das mortes violentas intencionais. O objetivo nesses territórios, além de prevenir, é intensificar uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, o país registrou 47.503 vítimas de mortes violentas intencionais – categoria que agrega vítimas de ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, mortes decorrentes de intervenção policial e vitimização policial. O levantamento exclusivo do Fórum foi feito especialmente para o Pronasci para mapear os territórios mais vulneráveis e direcionar as ações.
Adicionar comentário