Início » Mais Pecuária Brasil: Governo do Amazonas realiza inseminação artificial em animais bovinos de Barreirinha
Brasil

Mais Pecuária Brasil: Governo do Amazonas realiza inseminação artificial em animais bovinos de Barreirinha

 O objetivo é realizar o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte nos municípios com potenciais produtivos na pecuária

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer/BR), realizaram, na quinta-feira (13/07), a 2º etapa de inseminação artificial em animais bovinos no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do Programa Mais Pecuária Brasil, que tem a finalidade de realizar o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte.

A solenidade de abertura ocorreu na Fazenda Progresso do proprietário Sebastião Bezerra, situada na comunidade da Cabeceira do Tucumanduba no Rio Andirá. Nesta 2ª etapa, foram inseminados 38 animais bovinos em três propriedades rurais do município, com o apoio da Prefeitura de Barreirinha.

“Isso é o futuro. São muitos benefícios que o programa vai proporcionar para nós produtores. Acreditamos no melhoramento genético. Isso vai adiantar muito nosso trabalho e melhorar nosso rebanho”, comenta Sebastião Bezerra.

O Programa Mais Pecuária Brasil, é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Sepror; Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e a Conafer/BR.

A médica veterinária e coordenadora de projetos da Sepror, Lydia Azevedo, afirma que muitas vezes o produtor tem dificuldade para manter o touro em sua propriedade. E por meio do Programa, são destinados sêmens de alta qualidade de acordo com o tipo de animal que o pecuarista possui, onde as vacas são selecionadas e depois inseminadas.

“O Programa impulsiona o pequeno e o médio produtor em sua produção bovina de leite e de corte, através da inseminação artificial. Daqui há dois ou três anos, esses animais que vão ser frutos desse melhoramento genético e vão agregar valor, aumentando assim, a produtividade e também a rentabilidade”, disse Lydia.

Em Barreirinha, já foram inseminados 37 animais bovinos em três propriedades rurais na 1ª etapa. Nesta segunda etapa, foram inseminados mais 38 animais em três propriedades. A meta é inseminar ao todo 380 animais no município.

Como participar

Aos produtores interessados em se cadastrar para ser beneficiados na 3ª etapa do programa precisa se dirigir ao escritório local do Idam de Barreirinha, com as seguintes documentações: documento da propriedade, comprovante de pessoa física (CPF), Registro de Identidade (RG), comprovante de residência e comprovante de vacinação do rebanho contra a brucelose e febre aftosa atualizado.

Municípios envolvidos:

De acordo com a coordenação do Programa Mais Pecuária Brasil no Idam, a meta é inseminar três (03) mil animais bovinos nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Manacapuru, Itacoatiara e o Distrito de Novo Remanso, Parintins, Presidente Figueiredo e Barreirinha.

Com informações da assessoria.