Início » Governo do Estado e Forças Armadas alinham políticas de segurança e proteção ambiental da Amazônia
Meio Ambiente

Governo do Estado e Forças Armadas alinham políticas de segurança e proteção ambiental da Amazônia

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Vice-governador Tadeu de Souza conduz debate, junto ao Exército, Marinha e Aeronáutica, na Glocal Experience Amazônia

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, mediou nesta segunda-feira (28/08) as discussões do painel “Soberania e Segurança da Amazônia”, durante o terceiro e último dia da primeira edição da Glocal Experience Amazônia. O debate foi realizado no Palco “Desafios e Soluções”, montado no Palácio da Justiça, situado na região central de Manaus.

Com apoio do Governo do Amazonas, a Glocal Experience Amazônia aborda os desafios da sustentabilidade alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Na ocasião, o vice-governador destacou que eventos temáticos como esse servem também para reforçar a cooperação entre as instituições que atuam na defesa do bioma e das pessoas.

“É a oportunidade de tratar de questões que são sensíveis à Amazônia, que são sensíveis à soberania nacional, além do desenvolvimento da biotecnologia, da proteção dos recursos naturais dentro do patrimônio da Amazônia brasileira, que é capitaneada pelas forças nacionais. Acima de tudo, uma oportunidade de alinhar e de mostrar ao público como é feita a cooperação entre essas instituições”, observou Tadeu de Souza.

O painel teve como palestrantes os comandantes do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar), major-brigadeiro do ar David Almeida Alcoforado; e do 9º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; além do chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.

Realidade amazônica

Durante os debates, o vice-governador destacou a importância da atuação coordenada do Estado junto ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica. Endossando manifestações recentes do governador Wilson Lima, Tadeu de Souza disse que a Amazônia deve ser discutida do ponto de vista de quem vive e conhece, verdadeiramente, a realidade da região em diferentes aspectos.

“São temas que envolvem, diretamente, o interesse de quem mora na Amazônia, os amazônidas. Brasileiros e brasileiras que, muitas vezes, do ponto de vista de quem está em outras localidades do país, são invisibilizados. Mas, aqui, os temas foram tratados por quem mora na Amazônia, por quem conhece a Amazônia e por quem tem interesse em melhorar a qualidade de vida de quem mora na Amazônia”, apontou.

As discussões foram acompanhadas por estudantes e profissionais da área da segurança pública; além do chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Luis Eduardo Mendes Dantas; o diretor-executivo da Glocal, Rodrigo Baggio; o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior; e o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Robério Braga.