Início » Procura por voos para as férias de janeiro cresceu 35%
Brasil

Procura por voos para as férias de janeiro cresceu 35%

Busca por viagens no Brasil segue em alta, levantamento notou um aumento na demanda de passagens aéreas já para o primeiro mês de 2024

A Decolar destacou um aumento na busca por voos para as férias de janeiro. Conforme a publicação do Guia Viajar Melhor, o levantamento foi desenvolvido com base nas pesquisas feitas no próprio site e aplicativo da companhia. Entre os dados analisados, o aumento na procura de passagens aéreas, um dos principais produtos da marca, mostra uma projeção otimista já para o primeiro mês do ano com um crescimento de 35% no comparativo de 2023. A empresa também ressaltou quais foram os destinos que mais despertaram interesse entre os viajantes.

Segundo a publicação, entre os dez destinos nacionais mais cotados, seis estão localizados no Nordeste do Brasil, sendo os cinco primeiros deles capitais que servem de porta de entrada para viajantes do Brasil e do exterior. 

“Testemunhamos uma crescente demanda para metrópoles como São Paulo e Buenos Aires, que lideram o ranking das mais buscadas para as férias de janeiro”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar.

O levantamento divulgado pela Decolar e enviado para a imprensa especializada na indústria de viagens, mostrou que grande parte dos turistas da empresa que irão viajar em janeiro escolheram as capitais nordestinas como destino para as férias. 

As capitais dos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas e Paraíba lideram o ranking de intenção dos turistas como ponto de chegada para as férias do início do ano. Entre os destinos do exterior, Buenos Aires, na Argentina, e Lisboa, em Portugal, lideram na intenção de compra dos viajantes brasileiros, seguida pelos Estados Unidos com dois destinos já consagrados entre os brasileiros (Miami e Orlando). 

As viagens para a Europa também aparecem na intenção dos turistas que querem viajar nas férias de janeiro. Além de Portugal, que ficou na segunda posição, França, Espanha e Itália também aparecem na lista entre os dez destinos internacionais mais procurados para o início de 2024. 

Brasil como destino de viagens para os estrangeiros

Este ano o Brasil também se consolidou como destino de férias para milhões de estrangeiros. Foram cerca de 5 milhões de viajantes internacionais visitando o Brasil em 2023, segundo publicação feita pela Agência Brasileira de Notícias. Entre os meses de janeiro e setembro, visitantes do exterior deixaram em torno de R$ 25 bilhões na economia nacional. 

“Tudo indica que vamos chegar a dezembro batendo o recorde de arrecadação com o turismo internacional, passando a marca de R$ 34 bilhões”, afirmou Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, durante a cerimônia de abertura do 7º Salão Nacional do Turismo, que ocorreu em Brasília na sexta-feira (15). 

Com o volume de visitantes vindos do exterior, a indústria de turismo espera igualar o número de visitantes estrangeiros pré-pandemia. Para Celso Sabino, atual Ministro do Turismo, a retomada das viagens garantiu um volume de estrangeiros que gera boas perspectivas para o setor. “Os números [resultados atuais] tendem a aumentar com o país à frente da liderança do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais, e com as quais teremos vários contatos, aqui, em 2024”, declarou o ministro.