Início » FiSA revela tendências da indústria de alimentos e bebidas
Notícias Corporativas

FiSA revela tendências da indústria de alimentos e bebidas

Evento reunirá milhares de profissionais de Marketing, P&D e Regulatório em busca de tendências e novidades em ingredientes para desenvolvimento de alimentos e bebidas

A Food ingredients South America (FiSA), que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, espera reunir mais de 10 mil profissionais das áreas de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento e Regulatório. Realizada há 27 anos, a feira é também uma plataforma de conexão, exposição de produtos e expansão de conhecimento do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas. Promovida pela Informa Markets, alcançará 25 edições este ano e está com o credenciamento gratuito aberto.

Serão mais de 100 expositores que representam aproximadamente 700 marcas nacionais e internacionais. Em 2023, o volume de empresas participantes cresceu 16% em relação a 2022. No que diz respeito à presença internacional, serão mais de 52 países representados, considerando companhias de todos os portes.

Marcarão presença fornecedoras de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, aromas, aditivos, semimanufaturados (polpas de frutas, frutas secas, confeitos, carnes), ingredientes orgânicos, commodities; fornecedoras de ingredientes naturais, orgânicos, nutracêuticos ou funcionais; fornecedores de alimentos processados, food safety ou serviços para a indústria de alimentos.

A gerente do evento, Diane Coelho, reforça que a FiSA faz parte do porftólio da Fi Europe, a principal feira de ingredientes do mundo, de acordo com o Asia Food Journal, realizado em 10 países. “A feira tem papel fundamental na decisão das tendências a serem seguidas na região, na elaboração e no lançamento de novos produtos no mercado. Com aproximadamente 85% de satisfação da audiência no descobrimento de inovações, monitoramento de mercado e busca por novos fornecedores e produtos, é o local onde as indústrias conhecem as novidades do setor e tendências do comportamento do consumidor”, completa.

Embora o evento presencial seja um dos mais esperados pelo segmento, a FiSA oferece conteúdo e soluções digitais durante os 365 dias do ano por meio de sua plataforma digital. Para quem busca informações técnicas do setor, opiniões de especialistas e eventos exclusivos, a FiSA traz o Brain Box, pacote de assinatura de conteúdo.

Atrações

A FiSA conta com uma programação extensa de fóruns e palestras sobre a indústria de ingredientes para alimentos e bebidas, além de projetos de experiências e sustentabilidade.

Um dos destaques será o tradicional congresso Summit Future of Nutrition, que traz conteúdo exclusivo e networking com grandes nomes da indústria alimentícia. Na ocasião, especialistas irão compartilhar conhecimentos sobre como aplicar conceitos de impacto positivo no mercado, sociedade e meio ambiente.

O tema será debatido sob três óticas do mercado: Food Ingredients, Health Ingredients e Natural Ingredients. Em 2022, o evento contou com a participação de representantes de instituições como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Anvisa e FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), além de grandes indústrias da área.

As principais atrações, este ano, fazem parte do Innovation Hub, um espaço de conteúdo, networking, inovação e experiências. Os destaques são: Innovation Tour, onde profissionais terão a oportunidade de fazer um tour guiado pela feira para conhecer as principais tendências apresentadas, além de participarem de sessões exclusivas de conteúdo. Ainda focado em inovações, o New Product Zone trará as tradicionais vitrines com produtos destaques e os inscritos no prêmio Fi Awards e Start-up Innovations Challenge.

Outras atrações conhecidas, o Tasting Experience e o Plant Based Experience também estão confirmados com as novidades apresentadas por expositores, que abordam opções para redução de açúcares, sódio e gordura, ingredientes funcionais, linhas de produtos sustentáveis e alimentos à base de plantas, veganos e vegetarianos, entre outras tendências.

Reforçando o compromisso da FiSA com os pilares ESG, o evento lançou o Green Lounge, que vai promover diversas ações para incentivar a sustentabilidade na indústria, colaborando para o impacto positivo duradouro no mundo e nos negócios que promovemos. “Existe uma demanda crescente por produtos mais saudáveis, bem como por produtos que atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e estamos nos preparando para atender esse mercado. A FiSA é o ambiente propício para que as empresas apresentem as suas novidades”, ressalta Diane.

Outra novidade para 2023 é o Women’s Networking Breakfast, um encontro exclusivo para mulheres da indústria, que acontecerá na parte da manhã, durante o segundo dia de feira. No espaço, serão discutidas questões relacionadas à sustentabilidade na indústria por meio de apresentações e debates com mulheres em cargos de liderança no setor. A Free Soul Food, empresa de alimentação que pensa na inclusão das pessoas com restrições e na inclusão profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade também participa da atração.

Segmento em expansão

Anualmente, o setor de ingredientes e aditivos para alimentos movimenta mais de R$ 12 bilhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam). Essa indústria trabalha constantemente em busca por ingredientes naturais e sustentáveis, assim como a utilização de tecnologias mais eficientes e de menor impacto ambiental. O Brasil é um importante player mundial do segmento, ocupando a 10ª posição no ranking global de exportação de ingredientes para alimentos.

Ainda de acordo com a Abiam, o setor investe cerca de 2% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. A entidade reforça que existem no País cerca de 140 empresas atuando nesse mercado, sendo a maioria de origem nacional. A exportação é um importante pilar, contribuindo para a participação no PIB e a geração de empregos. Além disso, o setor tem buscado cada vez mais práticas alinhadas com ESG, a fim de reduzir o impacto ambiental e incentivar ações de responsabilidade social.

Serviço – FiSA

Data: 8 a 10 de agosto de 2023
Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Credenciamento