Início » 1 ano para Paris: Documentário com Busta Rhymes retrata a evolução do Breaking, nova modalidade olímpica
cultura

1 ano para Paris: Documentário com Busta Rhymes retrata a evolução do Breaking, nova modalidade olímpica

B-Boy Lilou from France poses for a portrait on a rooftop of Paris, France on February 9, 2023. // Little Shao / Red Bull Content Pool // SI202302150647 // Usage for editorial use only //

A data que marca 1 ano para a estreia do Breaking no maior evento multiesportivo do mundo está agitada: o Brasil já tem os novos campeões nacionais que representarão o país em Roland-Garros, em Paris, em outubro, na etapa mundial do Red Bull BC One, maior competição 1×1 do mundo – são eles a B-Girl Toquinha e o B-Boy Leony. E também tem lançamento inédito do documentário “Pushing Progression: Breaking” vindo aí, para quem deseja mergulhar na história da modalidade.  

De modo especial, o rapper Busta Rhymes, considerado uma lenda da cena hip hop e dono de hits que marcaram gerações, se juntou a alguns dos principais B-Boys e B-Girls do mundo em novo episódio de “Pushing Progression”, confira aquio teaser. Por lá, exploram como o Breaking saiu das ruas do distrito de Bronx, região periférica de Nova York, emergiu como um estilo de dança no final dos anos sessenta, e como prosperou por mais de uma década antes de fazer sua estreia na cultura mainstream em 1984. Na ocasião, 100 breakers se apresentaram na cerimônia de abertura do maior evento esportivo do mundo, o que impulsionou o Breaking globalmente.

Os breakers entrevistados no documentário apontam que a modalidade mudou muito desde o seu surgimento no Bronx. “Estamos em território novo com o Breaking, onde nunca estivemos antes”, avalia o B-Boy canadense Phil Wizard. A americana Logistx, campeã mundial em 2021, também fala sobre suas expectativas com relação ao avanço da modalidade nos próximos anos: “Vai ser cada vez mais competitivo. Com essa competitividade, espero que permaneçamos uma cultura unificada”.

Com estreia marcada para 08 de agosto, de forma gratuita na Red Bull TV, referências da cena protagonizam a produção, como os B-Boys Lilou, bicampeão mundial; Phil Wizard, integrante do Red Bull BC One All Stars, um dos maiores grupos de Breaking do planeta; Alien Ness, americano renomado mundialmente na cena e Shigekix, campeão mundial em 2020; e as B-Girls Logistx, campeã mundial em 2021 e Ami, primeira B-Girl a se tornar campeã mundial do Red Bull BC One, em 2018. 

Cada vez mais se fortalecendo como uma potência mundial, a alta performance do Breaking vem entrando em destaque pela campanha de vários nomes brasileiros, começando pelo recordista Leony Pinheiro, que se consagrou pentacampeão nacional do Red Bull BC One, evento que aconteceu em São Paulo no último fim de semana e promoveu uma verdadeira imersão na cultura do Breaking, contando com 880 inscritos para as batalhas e 1600 pessoas presentes na Final Nacional. Atualmente o brasileiro é uma das maiores apostas para as Olimpíadas, além de um dos B-boys mais diferenciados na atualidade.

Em outubro, os vencedores da etapa nacional, Toquinha e Leony, irão representar o Brasil em Roland-Garros, em Paris, na Last Chance Cypher – em busca de uma vaga na Final Mundial do campeonato. O Brasil terá também outros dois representantes que passaram direto para a Final Mundial: B-Boy Allef, grande destaque no cenário de breaking mundial por ter um estilo próprio repleto de musicalidade, originalidade e personalidade, e B-Girl Maia, campeã nacional de 2022 que acumula diversos títulos e premiações. Ambos foram classificados como wildcards, convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas e são os dois primeiros brasileiros a garantirem vaga na Final Mundial do Red Bull BC One 2023.

Para quem se interessar em saber ainda mais sobre o Breaking, vale também conferir a série documental Breaking Beyond, que discorre sobre a cultura hip-hop pelo mundo; as produções “ABC do… Red Bull BC One”, que explica como funciona a maior competição 1×1 do mundo, e “Breaking ‘n Braza, conteúdo especial sobre a influência da cultura brasileira no Breaking.