Início » SP Invisível leva mulheres trans em condição de rua para assistir ao filme da Barbie no cinema  
cultura

SP Invisível leva mulheres trans em condição de rua para assistir ao filme da Barbie no cinema  

Com o objetivo de promover acesso à cultura e ao lazer, a SP Invisível convidou, nesta sexta-feira (21), oito mulheres trans, em condição de rua, para assistir ao novo filme da Barbie. Débora, Kika, Sophia, Deusa, Estefannys, Maria Gabriele, Maria Gabriela e Rafaelli foram até o cinema, no shopping Eldorado, em São Paulo, e adoraram o filme mais comentado das últimas semanas. 

O live-action, que teve a maior pré-estreia do estúdio no Brasil e deve faturar mais de US$ 1 bilhão, traz novas interpretações para o universo da Barbie satirizando o machismo e demais problemas do mundo real, após Barbie e Ken saírem da Barbielândia. 

“Isso foi muito importante, principalmente, porque fazia muito tempo que não íamos em um cinema. O filme trouxe temas sobre igualdade, questões de gênero e direitos. Foi bem importante para nós!”, comentaram Maria Gabriele e Rafaelli.

“As pessoas em situação de rua não têm fome só do alimento. É importante manter o básico para a sobrevivência, mas, para uma vida plena, elas precisam de acesso à cultura, lazer e bem-estar. As ações que promovemos têm o intuito de lembrá-las de sua humanidade, gerar autoestima e fazer com que elas também tenham repertório cultural e afetivo”, explica André Soler, CEO da SP Invisível.

Acesso à cultura e ao lazer 

Essa não é a primeira vez que a SP Invisível faz uma ação destinada às mulheres trans, que por sua vez, correspondem à uma grande parcela das pessoas em situação de rua. No Dia do Orgulho LGTQIA+, a organização levou uma mulher trans para um “dia de princesa” em um salão de cabeleireiro. 

Além disso, em busca de romper com a invisibilidade das pessoas em situação de rua, promoveu diversas experiências de alimentação, lazer, cultura e bem-estar ao longo desse ano. No inverno, realizaram uma Festa Junina embaixo de um viaduto, um jantar especial com direito à fondue nas ruas e, com um time de voluntários, também estão entregando um kit com moletons personalizados. Outra atividade de destaque ocorreu em março, quando a SP Invisível levou quatro pessoas em situação de rua para curtirem o show do Coldplay em São Paulo.