Início » Estudantes do Ensino Fundamental realizam mostra de artes na escola Almirante Barroso
Educação

Estudantes do Ensino Fundamental realizam mostra de artes na escola Almirante Barroso

Os alunos produziram trabalhos utilizando diversos métodos de pintura, dobradura e colagem

Estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Almirante Barroso, localizada na zona Centro-Sul de Manaus, realizaram a 1ª Mostra de Artes Visuais Cores e Formas.

Todas as turmas do Fundamental 1 participaram do processo que celebra as atividades realizadas durante o bimestre. Divididos em turmas, os alunos realizaram trabalhos como recorte e colagem, dobraduras, desenhos, pintura, entre outros, unindo aprendizagem e diversão.

A professora de Artes responsável pela exposição, Gisele Riker, destacou o tema principal da exposição, o uso das cores, e, também, como a exposição leva os trabalhos realizados dentro de sala para além dos cadernos. 

“O nosso principal tema são as cores, porque é um conteúdo que está sempre presente, do 1° ao 5° ano, nos ciclos iniciais. Cores primárias e cores complementares, por exemplo, mas também tem um trabalho de materialidade, trabalhando lã e linha, além de dobraduras. Essa mostra celebra atividades que eles estão acostumados a fazer, mas que ficam dentro do caderno de artes”, explicou a professora.

A arte além da sala

A mostra, além de apresentar o aprendizado dos alunos em relação às cores e aos trabalhos manuais, teve como principal objetivo expor os trabalhos para os outros alunos e familiares.

Uma das estudantes que participou da mostra Jéssica Winny, de 11 anos, se inspirou no livro “A menina e o gato”, realizando um trabalho de recorte e colagem para montar os personagens. Jéssica falou como foi divertido fazer o trabalho e poder expor para os outros colegas. 

“Foi legal. A professora falou que a gente ia recortar e fazer uma arte de cores complementares, e nos ensinou como elas são. A professora falou que íamos recortar e colar na parede da sala de artes”, disse a aluna.

A mãe aluna, Adriana Santos, falou como achou a mostra encantadora e o quanto é importante a valorização da arte dentro das escolas.

“É importante valorizar a arte. Muitas vezes é uma disciplina que acaba não sendo tão valorizada. Mas, a arte é maravilhosa e temos que dar muito valor”, ressaltou a mãe da estudante.