Início » Presidente da AAM Anderson Sousa destaca a importância de Eduardo Braga como relator da reforma tributária no Senado
Economia

Presidente da AAM Anderson Sousa destaca a importância de Eduardo Braga como relator da reforma tributária no Senado

O Senador Eduardo Braga (MDB-AM), será o relator da reforma tributária no Senado Federal. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, confirmou nesta terça-feira (11), após reunião com o ministro da fazenda, Fernando Haddad e com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O presidente da Associação Amazonense de municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, destacou a história pública do líder do MDB, sua vasta experiência, tendo exercido diversos cargos públicos. “O Senador Eduardo Braga é um profundo conhecedor da realidade do Amazonas. Foi vereador, prefeito, deputado, governador, Ministro de Minas e Energia e continua Senador da República. Ter a frente da relatoria um defensor da Zona Franca de Manaus (ZFM), que gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos ao nosso estado será um divisor de águas”, destacou Anderson Sousa, presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva.

Nos últimos dias, a bancada federal do Amazonas e o governador do estado, Wilson Lima, estiveram reunidos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defendendo medidas para resguardar o Estado e o Polo Industrial de Manaus (PIM) de possíveis efeitos da reforma tributária.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (11), o Senador Eduardo Braga garantiu que as vantagens comparativas da ZFM serão preservadas. “Assumo a relatoria da PEC da reforma tributária com a seriedade e a responsabilidade que sempre marcaram minha trajetória de mais de 40 anos na vida pública. Na entrevista coletiva que concedi após ser designado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), para ser relator da PEC da reforma tributária, esclareci que já estão praticamente solucionados os impasses que envolvem o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) na matéria. Digo isso porque houve um consenso construído a várias mãos: bancada do Amazonas no Congresso, o Governo do Estado e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, escalado pelo presidente Lula para acompanhar pessoalmente todas as tratativas que envolvem o nosso modelo de desenvolvimento”, afirmou o líder do MDB no senado, Eduardo Braga.

Dos oito parlamentares da bancada amazonense, apenas um votou contra o texto-base aprovado, o Capitão Alberto Neto (PL).

O senador Eduardo Braga (MDB) vai apresentar o plano de trabalho em agosto e projeta a votação em plenário, do relatório, em outubro.